Pecuária

Satélite expande cobertura de rebanhos

Fonte: Agrolink

O sistema também se integra a balanças e leitores do mercado.

A digitalização da pecuária ganha alcance com uma solução de conectividade capaz de ampliar o monitoramento de bovinos em áreas extensas e com pouca cobertura de internet. A tecnologia passa a operar via satélite e eleva de 15 para até 1.000 hectares a cobertura por antena.

Desenvolvido pela Instabov com apoio da Belgo Arames, o AutoTag utiliza brincos eletrônicos, antenas instaladas na propriedade e um aplicativo integrado à inteligência artificial. O sistema automatiza o inventário do rebanho, acompanha comportamento e movimentação dos animais e gera análises zootécnicas em tempo real, sem depender de anotações manuais ou da passagem frequente pelo tronco.

Nesse cenário, a nova conectividade amplia a autonomia em regiões remotas e mantém o acesso às informações por aplicativo. Segundo a empresa, a solução pode realizar contagens de estoque até 30 vezes mais rápidas que os métodos convencionais, além de identificar padrões de comportamento e possíveis desvios sanitários.

O sistema também se integra a balanças e leitores do mercado, centralizando dados da operação. No Rio Grande do Sul, bovinos monitorados pela tecnologia já foram usados como garantia em uma operação de crédito rural, com o rastreamento contínuo oferecendo mais segurança e transparência à transação.

“O monitoramento contínuo do rebanho gera uma camada extra de transparência e confiabilidade para o pecuarista e para o mercado. Isso mostra como a tecnologia pode ir além da gestão operacional e apoiar toda a cadeia do agronegócio”, completa Fernando Moraes, CEO da empresa Instabov.

Related posts

Aumento nas exportações brasileiras de carne bovina em junho

Fabrício Guimarães

Como fortalecer o crescimento do bezerro na seca

Fabrício Guimarães

EMPREENDEDOR DEIXA EMPREGO EM MULTINACIONAL PARA INVESTIR NA PRODUÇÃO DE OVOS ORGÂNICOS

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais