Temperaturas extremas do final de semana já estão perdendo força.
As temperaturas extremas do final de semana já estão perdendo força, mas a sensação de frio ainda persiste em várias regiões do Brasil. Segundo Gabriel Rodrigues, meteorologista do Portal Agrolink, a massa de ar frio que trouxe as temperaturas mais baixas do ano até agora está enfraquecendo. “Apesar de vários pontos entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina terem registrado temperaturas abaixo de zero na manhã desta segunda-feira (01.07) , o frio intenso está perdendo intensidade”, afirmou Rodrigues.
Na última semana, o centro-sul do Brasil enfrentou um clima gelado, com registros de quase 8 graus negativos em São Joaquim, Santa Catarina. “Para ser mais preciso, na estação meteorológica da prefeitura municipal de São Joaquim, na região conhecida como ‘Caminhos da Neve’, o registro foi de 7,8°C abaixo de zero às 7 da manhã de domingo”, detalhou o meteorologista.
Rodrigues destacou que a massa de ar frio avançou para áreas de São Paulo, Mato Grosso do Sul, sudoeste e sul de Mato Grosso, sul de Goiás, leste de Minas Gerais e interior da Bahia. Nessas regiões, as temperaturas permanecem amenas, com tardes abaixo dos 20°C e noites entre 8 a 12°C. Contudo, as temperaturas mais altas da tarde são esperadas entre o norte de Mato Grosso do Sul, nordeste de Mato Grosso, noroeste de Goiás e sul do Tocantins, com projeções de 32 a 34°C, acompanhadas por baixos índices de umidade do ar, o que aumenta os riscos de incêndios.
Apesar da próxima madrugada ainda prometer ser gelada, com temperaturas perto ou abaixo de zero graus nas serras gaúcha e catarinense, bem como na fronteira sul e meio-sul do Paraná, o frio está perdendo intensidade na região centro-oeste. No leste do sudeste, Bahia e setores mais altos de Pernambuco, as temperaturas continuarão baixas no próximo amanhecer.
AGROLINK – Aline Merladete