Veja como o ciclone vai afetar as lavouras do Brasil.
Ao longo desta semana, a formação de um ciclone na costa do Brasil trará mudanças nas condições climáticas em diversas regiões. No Sul, especialmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, são esperadas chuvas intensas, tempestades e ventos fortes, de acordo com a previsão.
Gabriel Rodrigues, meteorologista do Portal Agrolink, alerta que “na próxima semana, o Sul do Brasil enfrentará chuvas intensas e ventos fortes, afetando negativamente o milho safrinha em desenvolvimento vegetativo e floração, além do plantio de trigo, que pode ser prejudicado pelo encharcamento do solo”. A colheita de soja também poderá sofrer com dificuldades logísticas devido à alta umidade.
No Sudeste, a queda de temperatura e chuvas moderadas beneficiarão culturas como milho safrinha, trigo e sorgo, mas poderão dificultar a colheita do milho. A possibilidade de chuvas em áreas de café pode complicar a secagem dos grãos. Em contrapartida, o tempo seco na maioria das áreas de algodão favorecerá a maturação e o início da colheita.
No Centro-Oeste, a seca continua sendo uma preocupação significativa para o milho safrinha e a soja em Goiás e Mato Grosso, enquanto chuvas moderadas em Mato Grosso do Sul ajudarão a aliviar o estresse hídrico.
No Nordeste, a seca pode prejudicar o milho e o feijão da segunda safra. No Norte, chuvas intensas beneficiarão o arroz em fase de enchimento de grãos, mas poderão prejudicar a colheita.