“Estamos nos concentrando na proteção integral da batata”.
O projeto europeu SoildiverAgro visa iniciar um processo de mudança de sistemas agrícolas em toda a Europa para proteger a saúde do solo e a biodiversidade através da transferência de conhecimento e da participação de todas as partes interessadas na cadeia de valor (pesquisadores, gestores políticos, agricultores, consultores, fornecedores e agronegócio) em conformidade com uma abordagem multilateral.
Na Espanha, os participantes do projeto são da Universidade de Vigo e do Instituto de Desenvolvimento Econômico de Orensano (Inorde), que apresentaram no seminário os primeiros resultados de pesquisas voltadas para uma produção de batata mais sustentável e com redução de custos.
A busca por medidas de controle do nematoide de cisto ( Globodera spp ) no projeto foca no uso de plantas armadilhas, ou seja, o cultivo de espécies que atraem o nematoide de cisto, mas as pragas não podem se alimentar dessas plantas e eventualmente morrer de fome. .
Os nematóides císticos são um dos problemas atuais na indústria da batata, pois sua presença causa danos ao sistema radicular das plantas, o que leva a uma queda significativa no rendimento. Eliminar nematóides é uma tarefa difícil. Além disso, a presença de altas concentrações de cistos pode ocasionar a quarentena das fazendas, impedindo o cultivo da batata por muito tempo.
“Estamos nos concentrando na proteção integral da batata, onde métodos como o cultivo de vasos de plantas e o uso de nematocidas químicos devem ser associados”, disse Servando Álvarez, diretor da Inorde. Paula Pérez Rodríguez, da Universidade de Vigo, falou sobre o uso de fungos micorrízicos em plantações de batata.
“O uso de fungos micorrízicos, que são adicionados ao solo quando a batata é plantada, forma uma ampla rede e ajuda as plantas a capturar mais nutrientes em áreas além da superfície coberta por suas raízes. Além disso, os fungos micorrízicos podem ser uma alternativa aos fertilizantes fosfatados convencionais quando se trata de aumentar a produtividade. Com a redução pela metade da dose de fósforo ou em alguns casos sem a adição de fósforo, o rendimento de batatas com fungos micorrízicos foi maior ou mantido.