Agricultura

Estudo aponta pássaros e abelhas como aliados.

Um novo estudo publicado em abril deste ano na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) mostra os benefícios que a biodiversidade pode oferecer para a agricultura. Os experimentos mostram que os pássaros e abelhas podem contribuir para um melhor e maior rendimento de grãos de café. 

Para o estudo, pesquisadores dos Estados Unidos e da América Latina, manipularam plantas de café em 30 fazendas. Foram testados quatro cenários: atividade dos pássaros isolados (controle de pragas), atividade de abelhas isoladas (polinização), nenhuma atividade de pássaros e abelhas e um ambiente natural e livre. 

O estudo concluiu que os grãos de café são maiores e mais abundantes com um ambiente em que os pássaros, que comem insetos e pragas como a broca do café e a abelha, que poliniza, são aliados na produção. Sem eles, os cafeicultores poderiam ver uma queda de 25% no rendimento da colheita, uma perda próxima a  US$ 1.066 por hectare de café.

Taylor Ricketts, coautor do estudo, afirmou que os resultados sugerem que serviços ecológicos individuais subestimam os benefícios que a biodiversidade pode oferecer para a agricultura em termos de produção e bem-estar quando atuam juntas. 

Related posts

Receita bruta dos Cafés do Brasil é estimada em R$ 52,5 bilhões.

Fabrício Guimarães

DEDEAGRO realiza Encontro com o tema“Perspectivas e Desafios da Agricultura Brasileira”

Fabrício Guimarães

ABIC lança 16º Concurso Nacional ABIC de Qualidade de Café – “Origens do Brasil” – safra 2019

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais