19.3 C
Franca
novembro 25, 2024
Agricultura

Café Transgênico – Tecnologia torna plantas de café resistentes ao bicho-mineiro

De acordo com pesquisador, a nova cultivar favorece o desenvolvimento rápido das lavouras, contribuindo para o aumento da produtividade

O Instituto Agronômico da Secretaria de Agricultura de São Paulo (IAC) conseguiu uma patente para um gene de plantas transgênicas de café. A tecnologia pode ser aplicada em pesquisas no melhoramento genético de qualquer espécie. No café, essa descoberta pode reduzir pela metade o tempo de desenvolvimento de uma nova cultivar e torna a planta resistente ao bicho-mineiro.

O pesquisador do Instituto, Oliveiro Guerreiro Filho, explica que essa tecnologia é uma ferramenta molecular que permite desenvolver cultivares resistentes a pragas. “Tradicionalmente o desenvolvimento de cultivares de café tem um processo muito lento, que pode levar até 30 anos e, essa ferramenta pode permitir que a gente tenha uma economia de tempo e recursos no desenvolvimento de cultivares mais resistentes”, afirma.

Ainda segundo o pesquisador do IAC, o uso dessa tecnologia beneficia diretamente o produtor rural pois, ao fazer uso dela, ele deixa de usar produtos químicos que normalmente são necessários para o controle dessas pragas. “Isso gera uma economia, redução no custo de produção e consequentemente a possibilidade de aumento na colheita”, completa.

Related posts

Café: arábica encerra 4ª com quedas de até 150 pts em NY

Fabrício Guimarães

POSICIONAMENTO DA FAESP SOBRE AUMENTO DE TRIBUTAÇÃO

Fabrício Guimarães

Taxa de juros do Funcafé para a safra 2022/2023 será de 11% ao ano

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais