22.8 C
Franca
novembro 25, 2024
Pecuária

BCZ recebe visita de consultora do projeto Geoparque Uberaba

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) recebeu nesta terça-feira (10) a visita da geóloga e consultora do Geoparque Uberaba, Flávia Fernanda de Lima. A especialista curitibana estava acompanhada de membros da governança do projeto, incluindo o conselheiro da ABCZ, Luiz Carlos Borges Ribeiro. O objetivo da visita foi apresentar mais detalhes do trabalho desenvolvido pela ABCZ, como também o Parque Fernando Costa, um dos sítios históricos contemplados no projeto que promete potencializar ainda mais a vocação turística de Uberaba (MG).

“A Flávia é um consultora internacionalmente reconhecida por implantar projetos de Geoparque, como também avaliar esse tipo de projeto pela Unesco, que é a entidade que chancela essas iniciativas. Por meio de mais uma parceria com as entidades que compõem o consórcio montado para o desenvolvimento do Geoparque Uberaba, conseguimos trazê-la ao município para essa consultoria. Especificamente sobre essa visita e o sítio histórico e cultural da ABCZ, estamos falando do ponto de partida desse projeto, já que aqui é que foi assinado o Protocolo de Intenções para a implantação do Geoparque Uberaba. Além disso, esse é um sítio referência no município, porque já reúne em sua estrutura todos os requisitos que a Unesco avalia para a chancela de um Geoparque”, destaca Ribeiro.

Durante a visita, a consultora foi recebida pelo presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, o superintendente Geral da entidade e presidente do Conselho Curador do Museu do Zebu, Jairo Machado Borges Furtado, e o gerente do Museu do Zebu, Thiago Riccioppo. Além do encontro com os gestores, a comitiva do projeto também percorreu o Parque Fernando Costa.

“É perceptível que temos aqui muitos elementos para desenvolvermos o projeto Geoparque, e sem dúvida nenhuma, toda essa estrutura, como também a história e a importância que do Zebu para a região e para o Brasil, são marcas muito fortes dessa identidade. E isso é justamente um dos critérios que a Unesco nos coloca para que a gente desenvolva e promova o Geoparque”, destaca Flávia.

Related posts

Frigoríficos competem com petroleiras em nível de emissões de metano, diz Greenpeace

Fabrício Guimarães

Programa de gestão de propriedades leiteiras melhora rentabilidade de Agricultores Familiares de Medeiros

Fabrício Guimarães

Discussão sobre evolução do status sanitário da aftosa reúne o Brasil na Expointer

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais