19.3 C
Franca
novembro 25, 2024
Agricultura

TOMATE EM ALTA E ALFACE EM QUEDA: CONFIRA OS PREÇOS PAGOS AO PRODUTOR PAULISTA

O mais recente relatório de Acompanhamento dos Preços ao Produtor, elaborado pelo Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), relaciona a variação de preços de 27 produtos da agropecuária paulista, com base em dados fornecidos pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP.

O relatório da FAESP destaca os maiores aumentos e quedas de preços ocorridos em janeiro, explicando os motivos das variações. O tomate, por exemplo, teve acréscimo de 18,3% no preço pago ao produtor paulista, comparado a dezembro, devido às temperaturas amenas registradas em janeiro, que afetaram a maturação dos frutos e reduziram a oferta de tomate no Estado. No comparativo dos últimos 12 meses esse produto acumulou variação positiva de 39,1%.

Um dos destaques negativos em janeiro, em comparação com dezembro, foi a alface, que contou com clima favorável em termos de temperatura e volume de chuvas, o que elevou a oferta no Estado e reduziu em 28,2% o preço da alface crespa e em 23,2% o da americana. Apesar dessas reduções, os preços desses dois itens são superiores ao de janeiro de 2023 em 38% e 68,7%, respectivamente.

Para ver a lista completa dos produtos e a variação de preços, acesse o relatório clicando abaixo.

Related posts

Corrida para plantar a safra de soja 2024/25 eleva riscos para as operações de plantio

Fabrício Guimarães

Estudo avalia adaptabilidade ao clima com qualidade na xícara da variedade conilon

Fabrício Guimarães

Mc Donald’s irá usar carne sustentável em toda a rede

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais