25.5 C
Franca
novembro 25, 2024
Notícias

Supermercados ajudam e vendas varejistas no Brasil têm alta inesperada

SÃO PAULO (Reuters) – As vendas de supermercados ajudaram o varejo no Brasil a registrar crescimento inesperado em novembro, mesmo com um impacto mais fraco da Black Friday em 2021.

Em novembro, as vendas varejistas apresentaram ganhos de 0,6% na comparação com o mês anterior, mesmo em um cenário difícil para o comércio, com inflação elevada e desemprego ainda alto.

O dado, divulgado nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), surpreendeu a expectativa em pesquisa da Reuters de recuo de 0,2%.

Na comparação com o mesmo mês de 2020, as vendas varejistas tiveram recuo de 4,2% em novembro, contra expectativa de uma queda de 6,5%.

“O que vimos foi uma Black Friday muito menos intensa, em termos de volume de vendas, do que a de 2020, quando esse período de promoções foi melhor, sobretudo para as maiores cadeias do varejo”, explicou o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.

Segundo ele, isso deve à inflação e a uma mudança no perfil de consumo, com algumas compras realizadas em outubro ou até mesmo antes, em meio a uma maior disponibilidade de crédito.

“Isso adiantou de certa forma a Black Friday para algumas cadeias”, disse Santos.

O IBGE ainda revisou o resultado de outubro para uma alta de 0,2% em relação ao mês anterior, depois de ter divulgado anteriormente queda de 0,1%.

Apesar do ganho no mês de novembro, das oito atividades pesquisadas em setembro, cinco tiveram queda. O aumento geral das vendas foi ajudado pelo crescimento de 0,9% em hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.

Também avançaram artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,2%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,2%).

Por outro lado, o volume de vendas de móveis e eletrodomésticos recuou 2,3%. Tecidos, vestuário e calçados tiveram queda de 1,9%, enquanto combustíveis e lubrificantes e livros, jornais, revistas e papelaria tiveram perdas de 1,4% cada. As vendas de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação caíram 0,1%.

O comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, teve crescimento de 0,5% em novembro sobre outubro.

Veículos, motos, partes e peças cresceram 0,7%, enquanto as vendas de material de construção aumentaram 0,8%, depois de resultados negativos do mês anterior.

Related posts

BRASIL EMBARCA 3,209 MILHÕES DE SACAS DE CAFÉ EM MARÇO, DIZ SECEX

Como as baixas temperaturas vão afetar as lavouras?

Fabrício Guimarães

Chega ao mercado novo dosador de semente graúda.

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais