25.5 C
Franca
novembro 25, 2024
Gestão RuralPecuáriaPolítica Rural

Setor produtivo e ministério da agricultura estudam plano de erradicação de peste suína clássica

Objetivo é erradicar a doença na zona não livre do Brasil e, com isso, reduzir as perdas diretas e indiretas, gerando benefícios pelo status sanitário de país livre da PSC

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou de uma reunião para discutir o Plano Brasil Livre de Peste Suína Clássica (PSC) com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, nesta segunda-feira (11), em Brasília.

O objetivo da iniciativa é erradicar a doença na zona não livre do Brasil e, com isso, reduzir as perdas diretas e indiretas e gerar benefícios pelo status sanitário de país livre da PSC. “Precisamos pensar em uma ação conjunta, com a participação dos estados e da iniciativa privada”, disse a ministra Tereza Cristina.

O Plano seria dividido em três regiões e contemplaria 11 estados do Nordeste e do Norte (Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Amapá, Amazonas e Roraima). A previsão é começar com um projeto piloto em Alagoas.

“Vamos trabalhar junto com o Senar para capacitar o produtor quanto às enfermidades. Também estamos trabalhando para que o produtor não fique no prejuízo com essa enfermidade e, principalmente, vamos auxiliar no levantamento de recursos e no delineamento para que o Plano realmente consiga ser efetivado”, afirmou a coordenadora de Produção Animal da CNA, Lilian Figueiredo.

Ao todo, a área representa, aproximadamente, 18% do rebanho suíno nacional (em torno de oito milhões de animais), distribuído em mais de 300 mil estabelecimentos rurais, predominantemente de pequenos produtores familiares.

O encontro também contou com a presença do secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, da assessora técnica da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, Ana Lígia Lenat, e de representantes da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Fonte: DATAGRO

Related posts

Plano de Desenvolvimento da Aquicultura será concluído em breve

Fabrício Guimarães

RENOVABIO MOVIMENTA GRANDES GRUPOS EM BUSCA DA EMISSÃO DE CRÉDITOS DE DESCARBONIZAÇÃO

Fabrício Guimarães

Rebanho bovino registra queda de 0,52% em SP, diz IEA

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais