O solo é a base para a grande maioria das produções agrícolas e, portanto, é de suma importância que seja cuidado com atenção para que o produtor obtenha uma produção de sucesso.
Pensando nisso, foi desenvolvido pela Formação Profissional, do SENAR-SP, o Programa Nutrição Biológica do Solo que busca mostrar a importância do solo, a interação e os benefícios dos microrganismos para com o solo e a planta, facilitando a liberação e o aproveitamento de nutrientes do solo pelas plantas, entre outros.
Visando capacitar profissionalmente pequenos produtores e trabalhadores rurais na produção de olerícolas em solos tratados com microrganismos benéficos, à obtenção de produtos saudáveis, competitivos no mercado e menor agressão ao meio ambiente, dando ênfase à formação de agentes multiplicadores naturais, o programa é inédito no estado de São Paulo e procura cumprir com as demandas de produtores e trabalhadores rurais.
Sobre o Programa
O Programa permite de 8 a 15 participantes maiores de 18 anos e tem uma carga horária de 72 horas. A distribuição da carga horária consiste em uma Sensibilização de 8 horas e mais quatro módulos de 16 horas desenvolvidos mensalmente e de forma a vivenciar todas as etapas da cultura.
O programa é ideal para produtores e trabalhadores rurais interessados em utilizar os microrganismos no solo da propriedade rural, além de que, durante a sensibilização, os participantes tomarão conhecimento sobre a importância da análise de microbiológica e química do solo, como fazer a coleta, o preparo e envio da amostra para o laboratório.
Segundo o departamento de Formação Profissional Rural do SENAR-SP, está previsto para março de 2021 a implantação do Programa em todo o Estado