25.5 C
Franca
novembro 25, 2024
AgriculturaPolítica Rural

Seguro rural: Mapa vai criar zoneamento de risco por sistemas de produção, diz secretário

De acordo com o secretário de política agrícola, Eduardo Sampaio Marques, ainda neste ano será criado um modelo que considera a complexidade da agricultura brasileira

 

A cobertura do seguro rural deve aumentar e se aprofundar de acordo com a realidade da produção nacional. O Ministério da Agricultura está trabalhando com a Embrapa para criar um sistema de zoneamento agrícola por sistemas de produção ainda este ano, segundo o secretário de política agrícola Eduardo Sampaio Marques.

“Hoje, nós temos sistemas de produção mais complexos, com riscos diferentes. Estamos tentando colocar esses sistemas dentro do seguro rural. O objetivo é reduzir o custo do prêmio e tentar massificar mais o seguro”, diz o secretário.

“Há sistemas desenvolvidos para serem mais resilientes ao clima como, por exemplo, o perfil de solo, que faz as plantas aprofundarem raiz e sofrer menos o efeito de uma seca. Se a pessoa está num sistema de produção como esse, naturalmente ela tem que fazer jus a um prêmio de seguro mais baixo, mas isso não está quantificado”.

A ideia é desenvolver um zoneamento que agregue os diferentes sistemas de produção. “E a soja plantada depois de milho, e a soja plantada depois de capim, a soja plantada em um sistema mais moderno, de boas práticas? Queremos começar a agregar os sistemas de zoneamento, que é a base do seguro rural”.

Eduardo Marques diz que ainda neste ano a Embrapa vai começar a fazer o zoneamento de risco climático para sistemas de que, hoje, não são considerados. “Dentro da complexidade da nossa agricultura, eu quero que seja refletido o custo que o produtor paga para acessar o seguro”.

O modelo atual é baseado no zoneamento climático e não por sistemas produtivos. Para o cálculo, dados sobre variedades de plantas são cruzados com características de solo e épocas de plantio por município. O resultado determina os níveis de risco para cada realidade.

 

Related posts

Com cotação internacional do café em alta, preço ao consumidor no Brasil sobe acima da inflação

Fabrício Guimarães

Produção de cafés especiais

Fabrício Guimarães

CAFEICULTORES DO SUL DE MINAS REALIZAM DEGUSTAÇÃO E VENDAS DIRETAS NO ESTADO DE SÃO PAULO

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais