O Grupo 3corações criou um projeto exclusivo para as mulheres produtoras de café, o Projeto Florada, que este ano chega a terceira edição. A iniciativa tem como principais objetivos: oferecer acesso às melhores práticas na produção de cafés especiais através do programa de capacitação gratuito Florada Educa; reconhecer e valorizar os raros microlotes cultivados por elas ao promover o Concurso Florada Premiada, em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA); e conectar quem produz com quem consome, através da campanha “Junte-se a elas” o consumidor pode fazer parte do projeto, já que ao adquirir um dos microlotes, 100% do lucro retorna para cafeicultoras.
As inscrições para a 3ª edição do Concurso Florada Premiada estão abertas até 30 de setembro para todas as mulheres produtoras de café arábica. As amostras precisam ser entregues também até esta data. Neste ano, a cerimônia de premiação acontecerá de forma online, no dia 9 de dezembro. Serão premiadas: seis campeãs (sendo três de via úmida e três de via seca), os 100 melhores cafés do Concurso e também o melhor de cada região inscrita.
As campeãs receberão R$ 25 mil, a compra do lote pelo dobro da cotação e mais uma missão técnica para a Colômbia, em uma viagem de sete dias, com direito a um acompanhante. As segundas colocadas receberão R$ 15 mil e mais a compra do lote pelo dobro da cotação. As produtoras classificadas em terceiro lugar serão premiadas com R$ 10 mil e a compra do lote pelo dobro da cotação. A 3corações também reconhecerá o melhor café de cada região, adquirindo tais lotes pelo dobro da cotação. Além disso, dará a oportunidade dos 100 melhores lotes serem comercializados com a Companhia com um prêmio por saca de café de R$ 300 acima da cotação.
Pedro Lima, presidente do Grupo 3Corações, acredita que o Projeto Florada é uma grande obra que estará sempre em construção. “Trata-se de um projeto de longo prazo em que criamos laços duradouros com as produtoras do Brasil e com toda a cadeia do café. O Concurso Florada Premiada é uma importante iniciativa para reconhecer e valorizar o trabalho das cafeicultoras e também para proporcionar aos consumidores uma nova experiência com raros cafés que carregam histórias únicas por trás de cada xícara”, destaca.