Alta foi sustentada pela demanda interna aquecida e pela retração de vendedores
O preço médio do milho em outubro atingiu o maior patamar desde abril de 2023, informa o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP. O indicador do milho do Cepea, baseado na região de Campinas (SP) encerrou outubro a R$ 72,94 a saca de 60 quilos, acumulando valorização de 13,4% no mês.
Segundo pesquisadores do Cepea, o movimento de alta foi sustentado pela demanda interna aquecida e pela retração de vendedores no decorrer de outubro. Compradores indicam ter dificuldades em adquirir novos lotes, alegando baixa disponibilidade no mercado spot nacional e altos valores pedidos por produtores.
Do lado da oferta, colaboradores do Cepea apontam que a expectativa de que os preços sigam avançando mantém produtores afastados dos negócios e atentos ao andamento da atual safra verão.
O retorno das chuvas nas principais regiões favoreceu a semeadura da safra verão, o que, conforme pesquisadores do Cepea, ameniza em partes as recentes preocupações relacionadas a possíveis atrasos na segunda safra de 2025.