Neste início de dezembro, os preços da soja enfrentam uma queda no mercado brasileiro, em função das desvalorizações externas e cambiais.
Neste início de dezembro, os preços da soja enfrentam uma queda no mercado brasileiro, em função das desvalorizações externas e cambiais. Segundo pesquisadores do Cepea, tais fatores têm afastado demandantes do spot nacional. Além disso, a pressão sobre os preços é intensificada pela melhoria nas condições climáticas em grande parte das regiões produtoras de soja no país.
Os especialistas do Cepea apontam que as recentes chuvas no Cerrado brasileiro trouxeram alívio aos produtores, incentivando a intensificação da semeadura para a safra 2023/24. No Sul do Brasil, um período com menor volume de chuvas tem proporcionado avanços significativos nas atividades de campo.
Vale lembrar que, mesmo com a intensificação das atividades na semana passada, a semeadura da oleaginosa no Brasil ainda se encontra atrasada em comparação com a temporada anterior. Essa conjuntura, aliada aos desafios externos, tem contribuído para a queda nos preços da soja no mercado nacional.
Ainda de acordo com o Cepea, a expectativa é de que os preços continuem sendo influenciados por fatores econômicos e climáticos nas próximas semanas, demandando atenção constante por parte dos envolvidos no setor.