17 C
Franca
novembro 25, 2024
AgriculturaGestão Rural

Por conta de geadas, Sindicato Rural de Franca defende ‘estado de calamidade pública’

Defesa foi feita durante o uso da Tribuna da Câmara Municipal durante a sessão ordinária

Fonte: Verdade On

Por: Fernando Lima

O presidente do Sindicato Rural de Franca e Região, José Henrique Mendonça, fez uso da Tribuna nesta terça-feira (17), na Câmara Municipal de Franca, para defender que o município decrete estado de calamidade pública. “O setor de alimentos é o que mais movimenta o Estado de São Paulo. Nós estamos vivendo uma situação gravíssima, há poucos dias encaminhamos à Prefeitura de Franca um pedido de decreto de calamidade pública levando em consideração algumas estatísticas que havíamos levantado alguns dias” disse José Henrique, lamentando que não foram atendidos.

O representante relembrou os desafios enfrentados pelo setor desde de 2016, quando as lavouras foram destruídas por geadas, fato que se repetiu em 2019 e em mais três geadas neste ano de 2021. Além disso acrescentou os efeitos da seca enfrentadas em 2020 e 2021. “Infelizmente não fomos atendidos nessa situação. Alguns municípios da nossa região como, Cristais Paulista, Jeriquara, Ribeirão Corrente, Restinga já aderiram a esse pedido”.

Ainda no pronunciamento José enfatizou que não estão pedindo dinheiro. “Estamos pedindo ao Governo do Estado e ao Governo Federal, linhas de crédito para que transforme a dívida do produtor de uma forma mais amena para que ele parcele isso, porque está difícil do produtor cumprir seus compromissos”, alertando também sobre a falta de produtos e o aumento de preços de alimentos.

O vereador Daniel Bassi (PSDB), destacou a importância da união de lideranças políticas na busca por soluções para recuperação e fortalecimento do setor que é grande responsável por geração de renda e empregos.

Overeador Gilson Pelizaro (PT), disse que é preciso mais vontade política do Poder Executivo e sugeriu o envio de Ofícios Públicos de autoria coletiva cobrando a Prefeitura e o Estado. Os vereadores Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) e Pastor Palamoni (PSD), defenderam união de forças e articulação junto aos deputados estaduais e federais para apoio ao setor.

Related posts

Serviço de Inspeção Federal completa 105 anos

Fabrício Guimarães

Coocafé desenvolve aplicativo para ajudar os cooperados na gestão da propriedade

Fabrício Guimarães

Dionatan Almeida leva a melhor no Campeonato Brasileiro de Cup Tasters

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais