17 C
Franca
novembro 25, 2024
Agricultura

PIB da agropecuária deve cair em 2024 e retomar crescimento em 2025

Estimativa do Ministério da Fazenda é de uma queda de 1,7% no Produto Interno Bruto do setor neste ano

O Ministério da Fazenda espera uma queda de 1,7% no PIB da Agropecuária em 2024, em um movimento contrário ao desempenho geral da economia do país. A informação está no Boletim Macrofiscal, divulgado nesta segunda-feira (18/11) pela Secretaria de Política Econômica. A previsão anterior da pasta era de uma retração de 1,9% este ano.

No boletim, a Secretaria explica que a mudança foi feita depois de revisões nas expectativas de produção nos segmentos de trigolaranjacaféalgodão e cana-de-açúcar. Houve também uma melhora nas expectativas de abate de animais no terceiro trimestre deste ano.

Na avaliação do Ministério da Fazenda, a agropecuária teve um leve crescimento de 0,2% no intervalo de julho a setembro, em comparação com o trimestre anterior. Significa uma mudança nas expectativas para o período, já que a previsão anterior era de retração de 0,5%. Na comparação com o terceiro trimestre de 2023, a expectativa da Pasta é de um crescimento de 1,2% no PIB do setor.

“A revisão repercute resultados melhores do que os inicialmente esperados para a produção pecuária e para a colheita de algodão, em contraposição a revisões para baixo nas estimativas para a safra de cana-de-açúcar e café, devido aos efeitos da estiagem e de queimadas, e da laranja, em decorrência do greening, doença que afeta plantas cítricas”, informa a Secretaria de Política Econômica.

Se confirmado, seria, até certa medida, uma recuperação da atividade agropecuária em 2024. Do primeiro para o segundo trimestre do ano, o setor teve queda de 2,3%, e caiu 2,9% na comparação com o resultado do segundo trimestre de 2023.

De qualquer forma, não deve ser suficiente para evitar um desempenho negativo em base anual. Já considerando a estimativa para o terceiro trimestre, o Ministério da Fazenda calcula uma retração de 1,6% no PIB Agropecuário no acumulado de 12 meses até setembro de 2024.

Perspectivas

Para 2025, a previsão do Ministério da Fazenda é de que o agro volte a crescer. O desempenho do setor deve, inclusive, compensar a desaceleração que é esperada para os setores de indústria e de serviços. A Secretaria da Política Econômica projeta uma expansão de 6% no PIB Agropecuário no ano que vem.

“A projeção é baseada no primeiro prognóstico do IBGE para a safra de 2025, que prevê novo recorde para a produção de soja, e já considera os efeitos de uma reversão no ciclo de expansão de bovinos observado no triênio 2022-2024″, diz o boletim.

Resultado geral

No geral, a Secretaria de Política Econômica divulgou uma previsão de crescimento de 3,3% no Produto Interno Bruto do Brasil em 2024. O número é mais otimista que o de analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central.

No boletim Focus, também divulgado nesta segunda-feira, eles mantiveram a avaliação de que a economia do país deve ter uma expansão de 3,1% neste ano.

Para anos seguintes, a expectativa é de manutenção da trajetória de crescimento econômico. O PIB deve aumentar 2,5% em 2025; 2,6% em 2026 e 2027; e, novamente, 2,5% em 2028.

“A estimativa é conservadora, podendo surpreender a depender dos ganhos de produtividade e de eficiência alocativa que emergirem do Plano de Transformação Ecológica e da reforma tributária. O aumento na produção e exportação de petróleo e de energias renováveis também podem contribuir para elevar o potencial de crescimento do Brasil ao longo dos próximos anos”, diz o Ministério da Fazenda.

Related posts

Novo porta-enxerto de café IAC resistente a nematoides está em fase final da pesquisa

Fabrício Guimarães

Projeto Campo Futuro apresenta custos da produção de café em Minas Gerais

Fabrício Guimarães

Inauguração do Núcleo da Cooxupé em Patrocínio será realizada nesta quarta-feira, dia 3.

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais