26.1 C
Franca
setembro 10, 2025
Pecuária

Mosca-dos-chifres ameaça pecuária no Brasil.

Fonte: Agrolink

Infestação pode gerar perdas de até ½@ por animal.

A mosca-dos-chifres (Haematobia irritans) continua sendo um dos principais parasitas que afetam a bovinocultura no Brasil, com impactos diretos na produtividade e na rentabilidade das propriedades. Segundo o médico-veterinário Felipe Pivoto, gerente de serviços técnicos para animais de produção da Vetoquinol Saúde Animal, “no Brasil, esse parasita encontra condições ideais para se multiplicar, pois o país tem, na maior parte do ano, altas temperaturas e chuvas regulares, características do clima tropical”.

Com comportamento hematófago, o inseto realiza, em média, 40 picadas por dia em cada animal, provocando desconforto e queda no desempenho produtivo. Um estudo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul aponta que a infestação pode gerar perdas superiores a meia arroba por animal em um período de 210 dias, comprometendo o desempenho zootécnico do rebanho.

Entre as formas de controle, os brincos mosquicidas têm se mostrado eficazes. “Esta é, comprovadamente, uma tecnologia moderna e eficiente. Nossa recomendação para os pecuaristas é: colocar os brincos em todos os animais, não apenas em parte do rebanho, e realizar o manejo preventivo, ou seja, fazer esse manejo ainda na seca, quando as infestações estão baixas. Se na propriedade houver rebanho leiteiro, é importante realizar a aplicação de brincos nesses animais também. Assim, quando as chuvas e o calor favorecerem a multiplicação das moscas, os bovinos já estarão protegidos”, orienta Pivoto.

De acordo com a empresa, o uso de tecnologia adequada aliado ao manejo correto garante não apenas a proteção contra a praga, mas também benefícios adicionais. O planejamento, segundo a empresa, contribui para o bem-estar animal, melhora indicadores como ganho de peso e produção de leite e fortalece a rentabilidade da atividade pecuária.

Related posts

Brasil amplia área de exportação de carne bovina

Fabrício Guimarães

Uso de monitoramento em pecuária de corte auxilia em melhores resultados em confinamento

Fabrício Guimarães

Doença infecciosa ataca bovinos e ovinos

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais