Pela primeira vez, Minas exporta café certificado de acordo com as regras da EUDR. Foram 120 sacas embarcadas dia 27, com previsão de chegada em Dublin (Irlanda) em 21 de agosto.
A operação é uma parceria entre o Governo de Minas, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Cooperativa dos Cafeicultores de Três Pontas (Cocatrel). A certificação foi emitida pela plataforma SeloVerde MG, que verifica a conformidade ambiental das propriedades de café, assegurando que a produção não está associada ao desmatamento.
A plataforma SeloVerde MG – desenvolvida pela Seapa, Instituto Estadual de Florestas (IEF) e UFMG, com apoio do programa AL-INVEST Verde da União Europeia – faz diagnósticos socioambientais automáticos de propriedades rurais, emitindo a certidão pública “Nada Consta” vinculada ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) do produtor.
Isso acontece a partir de análises geoespaciais e bancos de dados, incluindo mapeamento em alta resolução da produção cafeeira feito pela Emater-MG. O diagnóstico aponta que 99% das 120 mil propriedades produtoras de café em Minas atendem à nova legislação europeia.