19.3 C
Franca
novembro 25, 2024
Agricultura

FAESP APOIA CPI PARA INVESTIGAR OCUPAÇÕES EM TERRAS PRODUTIVAS

16 de março, 2023 – por FAESP

Câmara de Deputados reuniu o número mínimo de assinaturas para a instalação da CPI do MST

O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), Tirso Meirelles, considera de extrema importância a instalação de uma CPI para investigar os movimentos de invasões de terras produtivas que vêm ocorrendo no país. Na última quarta-feira, a Câmara de Deputados reuniu o número mínimo de assinaturas para a instalação da CPI do MST.

“O direito à propriedade privada é inegociável e está previsto na Constituição Federal. O setor do agronegócio e toda cadeia produtiva devem ser respeitados. Somos responsáveis por emprego, renda e pela segurança alimentar. Não podemos viver de sobressalto em hipótese alguma. Invadir propriedade particular é crime”, diz Tirso.

A decisão de instalar a CPI cabe agora ao presidente da Câmara de Deputados, Arthur Lira (PP-AL). O requerimento teve as assinaturas de 172 congressistas e contou com o apoio da bancada ruralista. Após instalada, ela vai investigar, entre outras questões, quem apoia e financia a onda de invasões de terras, intensificada no início deste ano, pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e pela Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL).

No requerimento, os autores do pedido citam o Art. 5º da Constituição Federal para defender o direito à propriedade privada como direito fundamental. O texto fala ainda de uma suposta influência por parte do Governo Federal na atuação dos invasores: “O número de propriedades rurais invadidas já é maior que nos quatro anos de governo Jair Bolsonaro, quando foram registradas apenas 14 invasões de propriedades”.

Related posts

FUNDAÇÃO COCAPEC REALIZARÁ “ENCONTRO COM O FUTURO DO AGROCAFÉ” EM OUTUBRO

Fabrício Guimarães

Confira como está o milho nos estados.

Fabrício Guimarães

Clima deve alevar cotações do café em NY, aponta CNC

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais