Um novo estudo publicado em abril deste ano na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) mostra os benefícios que a biodiversidade pode oferecer para a agricultura. Os experimentos mostram que os pássaros e abelhas podem contribuir para um melhor e maior rendimento de grãos de café.
Para o estudo, pesquisadores dos Estados Unidos e da América Latina, manipularam plantas de café em 30 fazendas. Foram testados quatro cenários: atividade dos pássaros isolados (controle de pragas), atividade de abelhas isoladas (polinização), nenhuma atividade de pássaros e abelhas e um ambiente natural e livre.
O estudo concluiu que os grãos de café são maiores e mais abundantes com um ambiente em que os pássaros, que comem insetos e pragas como a broca do café e a abelha, que poliniza, são aliados na produção. Sem eles, os cafeicultores poderiam ver uma queda de 25% no rendimento da colheita, uma perda próxima a US$ 1.066 por hectare de café.
Taylor Ricketts, coautor do estudo, afirmou que os resultados sugerem que serviços ecológicos individuais subestimam os benefícios que a biodiversidade pode oferecer para a agricultura em termos de produção e bem-estar quando atuam juntas.