17 C
Franca
novembro 25, 2024
Agricultura

Estudo analisa uso de protetor solar para folhas e frutos nas plantações de café.

Estudos realizados pela Santinato & Santinato Café comprovaram que o uso de Sungard, protetor solar para folhas e frutos produzido pela Viter, marca de insumos agrícolas da Votorantim Cimentos, aumenta a produtividade e a qualidade da colheita dos cafezais. Para elaboração do estudo, foram realizados dois testes com o produto, sendo um com aplicações no período de floração e outro durante as chuvas e altas temperaturas do verão.

No primeiro cenário, o Sungard foi aplicado no período de pré e pós-florada do café, em Patos de Minas (MG). Os resultados demonstraram melhorias significativas nos três índices extremamente relevantes para o cafeicultor: controle da escaldadura de folhas e frutos (tanto imediata quanto residual), melhoria na maturação dos grãos (aumentando quantidade de cerejas e passas) e redução de temperatura foliar.

Já no segundo estudo, as aplicações de Sungard foram realizadas em São João da Boa Vista (SP), no período de chuvas. Nesse contexto, mesmo em condições mais adversas, o produto apresentou resultados positivos. Promoveu conforto térmico para as plantas, controle de escaldadura no momento de altas temperaturas e resultou em grãos de melhor qualidade.

Lançado em 2021, o Sungard é um protetor solar da Viter para as lavouras de base mineral (hidróxido de cálcio e magnésio). A principal função do produto é proporcionar conforto térmico às plantas e, com isso, evitar os efeitos nocivos que esse estresse causaria nas plantações.

“Os estudos demonstram que é possível proteger os cafezais dos efeitos nocivos do excesso de exposição solar. As altas temperaturas e a intensa radiação solar podem causar estresse às plantas e escaldaduras nas folhas e frutos, prejudicando a qualidade e a quantidade dos grãos de café. Com Sungard, o agricultor protege seu cafezal e proporciona condições adequadas para o bom desenvolvimento de cada fase das plantas e, consequentemente, uma colheita mais farta e de melhor qualidade”, afirma o coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Viter, Erivelton Lopes Paes.

A aplicação do Sungard é feita por pulverização com a utilização de qualquer tipo de equipamento. Apresentando elevada solubilidade e aplicado sobre as plantas, o protetor solar da Viter cria uma camada física protetora que mantém a coloração dos frutos e não interfere nas trocas gasosas e fotossíntese, além de apresentar excelente aderência e permanência nas plantas.

O Sungard é comercializado em embalagens de 20 kg e recomendado para uso em diversas culturas, sobretudo as mais sensíveis à radiação solar, como, por exemplo, café, citros e alguns hortifrútis. O protetor solar é resultado de investimento em pesquisa e desenvolvimento da Viter realizado no Brasil durante três anos.

Mais informações: Viter Agro 

Related posts

Feira dos Fornecedores da Cadeia Produtiva do Café será em outubro

Nova projeção para São Paulo aponta produção de 300 mil toneladas de trigo

Fabrício Guimarães

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estabelece calendários de semeadura de soja para a safra 2022/2023

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais