19.3 C
Franca
novembro 25, 2024
Pecuária

Depois de vacinado, bezerro teve inchaço nas orelhas e costelas; pode ser reação?

Nesta quinta, 09, o médico veterinário André Pacheco, gerente técnico da MSD Saúde Animal, respondeu pergunta do pecuarista José Raimundo Filho, de Cruz das Almas-BA.

“Ele conta para a gente que dias após tomar a vacina de aftosa, o bezerro apresentou inchaço nas orelhas e costelas e, com uma semana, a pele começou a soltar nestes lugares. Vale ressaltar que ele veio de um pasto de braquiária bem manejado. E aí ele pergunta: será que é reação à vacina?”, disse Pacheco, apresentando a questão.

Para o veterinário, não se trata de uma reação à vacina contra a aftosa. “Eu não acredito que seja uma reação causada pela vacina. O que está parecendo, pelas fotos aqui, seria uma fotossensibilização, também conhecida em alguns lugares como requeima. Em geral, ela está associada à ingestão de toxinas. Podem ser toxinas produzidas por fungos em algumas braquiárias, pode ser ingestão direta de planta tóxica, algumas plantas tóxicas que ocorrem no Nordeste, como, por exemplo, ervançochumbinho, pode ocorrer por ingestão de maria-mole, entre outras plantas tóxicas. E este animal era mais sensível que os outros, então provavelmente este animal acabou desencadeando este quadro clínico através de alguma lesão do fígado que ele já tinha ou foi causada por ingestão de planta tóxica ou por algum outro motivo”, respondeu Pacheco.

O especialista fez recomendações também de possíveis tratamentos. “O que a gente recomenda é separar este animal do lote, deixar em observação tratando as feridas, principalmente com alguma pomada cicatrizante. Pode ser feito também algum antitóxico para melhorar as funções hepáticas dele e algum antibiótico, como, por exemplo, uma penicilina para evitar infecções secundárias de pele. Então a gente recomenda deixar este animal separado, cuidar, sempre deixar ele sob a sombra para facilitar a recuperação”, concluiu.

Fonte: Giro do Boi

Related posts

Valor Bruto da Produção Agropecuária deve atingir R$ 601,9 bi em 2019, segundo maior em 30 anos

Fabrício Guimarães

10 megatendências para a pecuária bovina até 2040

Fabrício Guimarães

Manejo na pecuária promove a regeneração dos butiazais e a conservação do campo nativo

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais