25.5 C
Franca
novembro 25, 2024
Agricultura

DATAGRO prevê safra de soja 2021/22 em 126,18 milhões de toneladas

O nono levantamento da DATAGRO sobre a safra brasileira 2021/22 de soja aponta para 41,67 milhões de hectares, incremento de 6,1% sobre os 39,29 mi de ha da temporada 2020/21 — em maio, no 8º levantamento, era previsto 41,23 mi de ha. Esse número confirma a direção da projeção inicial da consultoria para a área de plantio, divulgada em julho do ano passado, de 40,57 mi de ha, que acabou sendo intensificado pelos produtores durante o período de definição.

Todavia, o País colheu uma safra muito inferior ao potencial inicial, estimado em cerca de 145 milhões de toneladas. A exemplo da temporada anterior, o modelo climático vigente foi o La Niña, que apesar da intensidade de fraca a moderada, acabou trazendo expressivo prejuízo à nova safra de milho de verão e, especialmente, à soja.

Parte dessas perdas foram amortecidas pelos interessantes rendimentos alcançados nos estados do Centro-Norte. Devido a isso, a DATAGRO revisou sua previsão para 126,18 mi de t, 1,1% acima das 124,86 mi de t estimadas em maio, mas ainda bem abaixo das 142,05 mi de t projetadas em dezembro do ano passado. Em caso de confirmação, esse volume será 9,1% inferior à safra recorde de 2020/21, quando foram colhidas 138,81 mi de t.

“O aumento de área aconteceu de forma praticamente homogênea em todo o País, com destaques percentuais para os incrementos nas áreas de Cerrado e Campos Gerais de Roraima, Pará e Rondônia e também com avanços expressivos no Centro-Oeste e Sudeste”, diz Flávio Roberto de França Junior, coordenador de Grãos da DATAGRO.

“No entanto, a produtividade caiu intensamente nos estados da região Sul do País, Mato Grosso do Sul e Rondônia, com ganhos apenas no Mato Grosso, Goiás, São Paulo, região do Mapito (Maranhão, Piauí e Tocantins) e Roraima”, complementa França Junior.

Foto: Adobe Stock

Related posts

8ª Feira do Cerrado da Cooxupé recebe mais de 4.3 mil cafeicultores

Fabrício Guimarães

Triciclos permitem aplicação bem protegida de herbicidas em cafezais

Fabrício Guimarães

MILHO DEVE ATINGIR MÁXIMA ENTRE ABRIL E JUNHO

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais