19.3 C
Franca
novembro 25, 2024
NotíciasPecuária

Confira a proporção correta para a produção de alimento do gado leiteiro

A adição da ureia reduz os custos da produção, diminuindo a quantidade de farelo de soja utilizado

Como fazer ração para vacas de leite utilizando 150 quilos de fubá e 50 quilos de soja? Qual a quantidade de ureia e sal mineral que devo usar?

A formulação de suplemento concentrado para vacas em lactação deve considerar as necessidades nutricionais do rebanho, que estão diretamente relacionadas ao peso dos animais, à produção de leite, ao estágio de lactação e à raça (composição genética). Também é importante levar em conta o valor nutritivo do volumoso, e o preço e a disponibilidade dos ingredientes que serão utilizados na elaboração do produto.

A adição do sal mineral deve ser realizada de acordo com a recomendação do fabricante, o que, comumente, varia de 3% a 4%. No caso da ureia pecuária, indica-se 2% de inclusão para a formulação de um concentrado contendo 150 quilos de fubá e 50 quilos de farelo de soja, que resulta em uma mistura com cerca de 17% a 18% de proteína bruta (PB).

O uso de ureia tem a função de diminuir o volume de farelo de soja, que, em geral, é o ingrediente mais caro, mantendo o nível de PB na mistura. Por exemplo, são necessários 68,8 quilos de milho moído, 27,2 quilos de farelo de soja e 4 quilos de sal mineral vitamínico para formulação com 18% de PB em 100 quilos de mistura. Mas se acrescentar no mesmo concentrado 1,5 quilo de ureia, mantenha em 4 quilos o sal mineral vitamínico, porém aumente o milho moído para 78,1 quilos e reduza o farelo de soja para 16,4 quilos.

Fonte: Globo Rural

 

Related posts

Parceria visa desenvolver novos produtos biológicos

Fabrício Guimarães

Beleza com toque de café: Starbucks lança kit de gloss com sabor

Fabrício Guimarães

Missão americana para inspeção de carnes virá ao Brasil em 10 de junho

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais