25.5 C
Franca
novembro 25, 2024
Notícias

Candidatura de Vanusia Nogueira à OIC

Na última segunda-feira (06/12) ocorreu uma reunião em que o Itamaraty, através do Embaixador Fernando Simas Magalhães – Secretário Geral de Relações Exteriores, aprovou a indicação de Vanusia Nogueira, diretora da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), como candidata do país para a diretoria executiva da Organização Internacional do Café (OIC), junto aos embaixadores representantes dos países produtores e consumidores.

O nome de Vanusia foi apresentado no início do ano pelo Governo Brasileiro e pelo Conselho Nacional do Café (CNC). O início das avaliações dos candidatos aconteceu no dia 1º de setembro, data da reunião da OIC, em que os países membros analisaram a capacidade, experiência e emitiram seus pareceres sobre os concorrentes, e acatou a candidatura da brasileira. Vanusia poderá substituir o atual Diretor Executivo da instituição, o também brasileiro José Sette.

“Realmente é um nome de consenso. O CNC acredita na eleição de Vanusia, que é muito competente, e será fundamental na representação dos interesses da cafeicultura mundial”, analisa Silas Brasileiro, presidente do CNC.

Sobre a OIC

A Organização Internacional do Café (OIC), foi estabelecida em Londres em 1963, é a principal entidade intergovernamental para o café, reunindo governos exportadores e importadores para enfrentar os desafios do setor cafeeiro mundial por meio da cooperação internacional. Seus Governos Membros representam 98% da produção mundial de café e 67% do consumo mundial.

A missão da OIC é fortalecer o setor cafeeiro global e promover sua expansão sustentável em um ambiente de mercado para o aperfeiçoamento de todos os participantes do setor.

Sobre a direção executiva

O diretor-executivo tem uma gestão de cinco anos, não podendo se reeleger. “Para o Brasil, os acordos internacionais são fundamentais para que a cooperação mundial atue estrategicamente. Estamos no país que é o maior produtor de café do mundo, e como representantes da produção, sabemos valorizar a indústria e a exportação, mas nunca se esquecendo que a produção é o primeiro passo”, finaliza Silas Brasileiro. 

As informações são do Conselho Nacional do Café (CNC)

Related posts

Projeto de lei quer criar categoria de CNH exclusiva para áreas rurais

Fabrício Guimarães

Empresa mineira de defensivos firma parceria para desenvolver novos biofungicidas

Fabrício Guimarães

Preços do café ficam abaixo do custo de produção no Brasil

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais