24.7 C
Franca
setembro 8, 2024
Agricultura

Cana: produtividade em junho no Centro-Sul registra queda de 1,5%, afirma CTC

A produtividade dos canaviais colhidos no mês de junho no Centro-Sul (89,9 t/ha) foi 1,5% inferior em comparação com igual período do ano passado (91,2 t/ha). Isso é o que mostram os dados do Boletim de Olho na Safra, divulgado nesta segunda-feira (22), pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC). No acumulado da safra 2024/25 (abril a junho), a produtividade também se mantém próxima à observada no ciclo anterior, com variação de aproximadamente -2,5% (89,7 t/ha nesta safra, ante 92 t/ha em 2023/24).

“Embora a safra de cana 2024/25 no Centro-Sul venha se mostrando similar em produtividade quando comparada a 2023/2024, a falta de chuvas preocupa produtores em diversas regiões”, pondera o CTC, em comunicado.

Segundo o boletim, os canaviais que serão colhidos em ciclo médio/tardio deverão sofrer um maior impacto por causa do elevado déficit hídrico acumulado.

Já a qualidade da matéria prima (ATR) colhida no mês de junho foi superior em praticamente todas as regiões, com exceção das regiões de Assis e dos Estados Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No acumulado dos três meses de safra, o resultado é bastante similar – aumento da qualidade da matéria prima em praticamente todos os Estados (125,0 kg/tc em 2023/24 para 125,7 kg/tc nesta safra), condição esperada, considerando que o clima mais seco propicia o acúmulo de sacarose pela cultura.

Related posts

Produtores de laranja migram para outros estados para fugir de doença e da seca

Fabrício Guimarães

Serviços Integrados: Lojas Cocapec proporciona uma colheita tranquila

Fabrício Guimarães

Decreto revoga direito ao crédito de ICMS em operações com insumos agropecuários

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais