30.5 C
Franca
setembro 10, 2025
NotíciasPecuária

Aprenda sobre raça de ovinos Suffolk

Os ovinos Suffolk ganharam fama entre os ovinocultores, principalmente pelo elevado potencial para produção de carne

Originados da Inglaterra e reconhecidos oficialmente como raça em 1859, os ovinos Suffolk foram desenvolvidos de cruzamentos dos carneiros Southdown com ovelhas Norfolk. Nos anos 50, os Suffolk chegaram ao Brasil e ganharam fama entre os ovinocultores, principalmente pelo elevado potencial para produção de carne. Entretanto, a consolidação da raça ovina Suffolk no país somente ocorreu nos anos 80.

Atualmente, existem ovelhas e carneiros Suffolk distribuídos em todo território nacional, especialmente no Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Conhecidos como caras negras, os ovinos Suffolk são rústicos e se adaptam facilmente às mais variadas regiões do país. Após dois séculos de aprimoramentos da raça, a raça Suffolk chegou a resultados surpreendentes de produção, com cordeiros de 150 dias de vida com mais de 20 kg.

“Além de potencializar a produção de carne (rendimento de 65%), o melhoramento genético da raça de ovino Suffolk aumentou o porte dos animais, que apresentavam baixa estatura (pernas curtas e compactas)”, explica Edson Ramos de Siqueira, especialista em produção e reprodução de diferentes raças de ovinos e professor do Curso CPT Raças e Cruzamentos de Ovinos.

Aptidões de produção


Os ovídeos da raça Suffolk adaptam-se a várias regiões do país, com condições climáticas diversas, inclusive umidade elevada. Quando o ovinocultor realiza um bom manejo alimentar e sanitário do rebanho ovino Suffolk, o rendimento da carcaça pode variar entre 45% e 65%. Na fase adulta, os carneiros Suffolk podem chegar a 180 kg e as ovelhas Suffolk, a 90 kg. Suas crias nascem com pelagem toda preta, que se torna branca aos 5 meses de vida (exceto a cara).

Características físicas


Os ovídeos Suffolk apresentam corpo comprido, com boa musculatura e costelas cobertas com carne de qualidade. Tanto machos como fêmeas são mochos (sem chifres). Quando adultos, sua pelagem é clara, mas sua cara preta (ovino “cara negra”). Suas orelhas são longas, com as pontas direcionadas para fora, o que lembra sinos. Sua cara é comprida, com olhos escuros e boca larga e forte.

Os quadris dos Suffolk são compridos e largos. Seus membros apresentam comprimento proporcional ao corpo. Seus garrões (músculos das coxas) apresentam angulação definida e afastada. Suas nádegas são bastante volumosas. Quanto ao velo (lã) dos ovinos Suffolk, eles são pouco extensos e não cobrem a cabeça nem os membros. Suas fibras apresentam diâmetro de 25 micrômetros (média).

Fonte: cpt.com.br

Por Andréa Oliveira.

Related posts

Influenza Aviária – I Fórum Estadual sobre a doença vai promover debate entre especialistas

Prefeitura Municipal de Ibiraci realiza Dia de Campo da Uva

Fabrício Guimarães

ABCZ recebe delegação do Equador em solicitação de apoio para exportação de animais vivos.

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais