17 C
Franca
novembro 25, 2024
Agroindustria

Agroindústria tem mais um mês de forte expansão

Em julho deste ano o crescimento foi de quase 4% para as indústrias do agro

Em julho, a produção das agroindústrias brasileiras cresceu 3,7% em comparação com julho de 2023, segundo o Índice de Produção Agroindustrial (PIMAgro), elaborado pelo Centro de Agronegócio da Fundação Getulio Vargas (FGV Agro). Nos sete primeiros meses deste ano, a agroindústria cresceu 3,3%, superando os efeitos negativos das enchentes que ocorreram no Rio Grande do Sul entre abril e maio.

Quase todos os segmentos manufatureiros se expandiram. Em julho, o principal destaque foi a recuperação da indústria de produtos têxteis, que avançou 11,2% em relação a julho do ano passado.

Ainda no segmento de produtos não-alimentícios, outro destaque foi a indústria de insumos agropecuários, que cresceu 8,5%. Mas, apesar do resultado expressivo, o FGV Agro destacou que o setor ainda sofre com os reflexos da tragédia climática no Rio Grande do Sul, que é um dos principais produtores de máquinas e equipamentos agrícolas.

A cautela dos produtores na compra de insumos, em um momento de queda dos preços de soja e milho, também pressiona o segmento.

Já a produção das indústrias de fumo e biocombustíveis teve retração em julho. O setor de fumo recuou 4,7%, ainda por causa dos impactos das enchentes sobre as fábricas gaúchas, e o de biocombustíveis, 0,3%, pressionado pelos efeitos da seca sobre a colheita de cana-de-açúcar no Centro-Sul.

No segmento de produtos alimentícios e bebidas, quase todas as indústrias avançaram. O aumento mais expressivo foi o da produção de bebidas alcoólicas, que cresceu 10,6% em julho, de acordo com o FGV Agro.

Related posts

DOU/BIODIESEL: ANP EXIGE QUE FABRICANTES DEVERÃO ADICIONAR ADITIVOS ANTIOXIDANTES AO COMBUSTÍVEL

Fabrício Guimarães

Com clima ruim, safra de café do Brasil não baterá recorde em 2020, dizem produtores

Fabrício Guimarães

Robustas finos chegaram para ficar

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais