25.5 C
Franca
novembro 25, 2024
Agricultura

Abics lança manual de café solúvel para baristas

Conteúdo traz informações completas sobre o café solúvel para contribuir com a capacitação dos profissionais do barismo

 

O café é uma das bebidas que mais se transformou nos últimos tempos nas mesas dos consumidores devido à diversidade de ofertas do produto, como gourmet, monodoses, bebidas funcionais, entre outras, e dos métodos de preparo. Essas mudanças resultaram na profissionalização dos baristas e na sua importância para o setor.

 

Atenta a esse cenário de constante evolução, a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) acaba de lançar o Manual de café solúvel para baristas. “Com a inclusão desse exclusivo material nas grades das principais escolas de formação em barismo, pretendemos contribuir com a capacitação desses profissionais, de maneira que tenham total conhecimento do segmento de solúvel”, explica Eliana Relvas, cafeóloga, especialista em avaliação sensorial e consultora da entidade.

 

O conteúdo, que foi desenvolvido pela Abics em parceria com todas as indústrias de café, tem o objetivo de levar o máximo de informação sobre o café solúvel aos baristas, profissionais que têm contato direto com os consumidores em geral.

 

“O manual apresenta toda a cadeia produtiva do produto, incluindo as etapas que envolvem a entrada da matéria-prima, processos de secagens existentes no mercado brasileiro, metodologia de avaliação sensorial criada especificamente para a categoria, métodos de preparo e outras formas de consumo, além das certificações  existentes e receitas com o solúvel”, detalha.

 

A oficialização e o lançamento do manual de café solúvel para baristas se deram com a assinatura de convênios entre a Abics e o Museu do Café de Santos, que é referência no Brasil, e o Centro de Preparação de Café do Sindicato das Indústrias de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé-SP). O manual é gratuito para download e pode ser acessado no site da Abics (clique aqui).

 

Bons ventos para o avanço no consumo de café solúvel

O café solúvel segue trajetória de grande evolução no mercado interno, mesmo diante dos impactos econômicos gerados pela pandemia da Covid-19. “O lançamento do manual vem em momento oportuno em face do expressivo aumento do consumo no mercado brasileiro, que cresceu, no ano, mais de 10% graças às variedades de produtos à disposição do consumidor e a sua praticidade de uso”, avalia o diretor de Relações Institucionais da Abics, Aguinaldo Lima.

 

O consumo acumulado de janeiro a agosto de 2020 chegou a 14,903 mil toneladas, registrando um incremento de 10,1% na comparação com as 13,536 mil toneladas consumidas em mesmo intervalo do ano passado. “O tipo spray dried evoluiu 9,5% e o freeze dried teve crescimento de 23,6%. Os cafés solúveis importados, embora sejam volumes pequenos, também colaboraram para o avanço na comparação com o mesmo período de 2019”, conclui.

 

 

Mais informações para a imprensa

Agência P1

Paulo André C. Kawasaki

(61) 98114-6632 / pauloandre@agenciap1.com.br

Related posts

Geada de 2021 e falta de chuva interferem na colheita de café deste ano no Sul de Minas

Fabrício Guimarães

Decreto revoga direito ao crédito de ICMS em operações com insumos agropecuários

Exportação de algodão em maio cresce 340% em volume e 310% em receita

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais