Valores domésticos do cereal variaram menos, enquanto os internacionais caíram com força
Levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP mostram que os preços domésticos do trigo variaram menos na última semana, enquanto os internacionais caíram com força.
Nesta segunda-feira (18/11), no Rio Grande do Sul, a tonelada de trigo brando estava cotada a R$ 1.270,90, uma alta de 0,76% desde o início de novembro. Já no Paraná, o trigo pão ou melhorador apresentava o valor de R$ 1.438,99 a tonelada, um aumento de 0,78% no acumulado do mês.
Pesquisadores do Cepea explicam que a colheita do cereal caminha para a reta final no Brasil, mas estimativas oficiais apontam estabilidade na oferta nacional. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área com trigo no País correspondeu a 3,07 milhões de hectares, 11,6% menor que em 2023.
Apesar da queda de quase 20% na produtividade do Paraná, o rendimento nacional deve crescer 13,3%, compensando a redução de área e mantendo a oferta em 8,1 milhões de toneladas, 0,1% acima da do ano passado.