Muito mais que uma bebida saborosa que nos acompanha em diferentes ocasiões, o café faz parte da história do Brasil. Por isso, em 24 de maio, comemoramos o Dia Nacional do Café.
A data acontece assim que as temperaturas começam a abaixar e convida até mesmo quem não é acostumado a experimentar as deliciosas variações. Seja com leite, seja com chocolate, elas vêm adocicar o paladar.
Dessa forma, não há como negar: o café merece um dia especial no calendário do brasileiro. Para entender os motivos que tornam essa data tão especial, continue a leitura e saiba mais sobre o que está por trás dela!
Conheça a origem do Dia Nacional do Café
Para quem ama um bom cafezinho, todo dia é dia de café. No entanto, no calendário, o grão ganha uma data especial. Ela foi uma sugestão da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café), como uma forma de aproximar o consumidor do mercado e estimular as vendas na época de colheita.
É no final do outono que os cafeeiros começam a amadurecer e permitem que os frutos sejam apanhados para dar sequência ao processamento. Assim, o dia 24 de maio chega em sincronia com a colheita do café nas principais regiões produtoras do país.
A sugestão da ABIC foi aprovada em 2005. Desde então, o Dia Nacional do Café é celebrado todo mês de maio, resgatando a origem e o significado da bebida para os brasileiros.