25.5 C
Franca
novembro 25, 2024
Agricultura

“Produção deve reduzir entre 20 a 30% em 2022”, alerta Flávia Lancha, da Café Labareda

Os fatores adversos de 2021 devem impactar o setor cafeeiro no próximo ano

A Café Labareda destaca-se pelo pioneirismo na produção e exportação de cafés especiais na região da Alta Mogiana

São Paulo, dezembro de 2021 – E mais um ano se aproxima do final. 2021 está quase se despedindo e com ele doze meses de cenários desafiadores para o agronegócio brasileiro, como para os produtores de café. E os reflexos desses fatores adversos de 2021 devem ser sentidos em 2022, com expectativa de redução da produção e aumento no preço do produto.

Em 2021 o produtor de café enfrentou primeiro um período com geadas intensas e depois uma seca prolongada e severa, o que impactará na produção da safra de 2022.

Para Flávia Lancha Alves de Oliveira, vice-presidente do Café Labareda, “a produção de café para o próximo ano deve sofrer uma redução entre 20 a 30%”.

Paralelamente, devido à redução da oferta também deve haver um aumento no preço do produto, o que já sendo visto em 2021. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o café em grão já subiu mais de 110% em 2021 e a tendência é de que o produto continue em alta em 2022, podendo chegar ao valor mais alto em 25 anos.

Ainda de acordo com a Abic, a alta nos preços está ligada a uma série de fatores. Primeiro os danos climáticos na safra 2021-2022, mas também uma produção pequena em 2020-2021, demanda que cresceu na pandemia e os custos de produção maiores com a alta do dólar.

Pandemia – O café é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros – a primeira é a água. Mas, durante a pandemia, com o home-office e fechamento dos estabelecimentos comerciais, o consumo não reduziu, mas se modificou.

“As pessoas passaram a consumir o café dentro de casa no período mais crítico da pandemia. Agora, com a retomada dos trabalhos presenciais e abertura do comércio, o consumo tornou-se misto, dentro e fora dos lares”, explica Flávia.

Além disso, as pessoas estão com um olhar diferenciado e mais abertas aos novos sabores. “Estamos observando cada vez mais abertura para os cafés especiais, mercado que cresce cerca de 20% a cada ano”, destaca.

Sobre a Café Labareda e Agropecuária Labareda – Fundada em 1984 na cidade de Franca (SP), é uma das mais conceituadas empresas exportadoras de cafés especiais do Brasil. Dentre seus produtos estão os cafés Premium e Reserva. O Café Labareda Premium possui corpo marcante, aroma doce, média acidez, leve doçura com toque de caramelo, seleção dos melhores grãos arábica, com alto grau de qualidade, tipo exportação. O Café Labareda Reserva é da variedade Bourbon Amarelo, com corpo delicado, acidez, aroma e doçura marcantes, grãos arábica secos artesanalmente em terreiro suspenso e que passam por um processo rigoroso de escolha. Este é um produto gourmet para paladares apurados.

Ao longo de sua história, os produtos da Café Labareda foram reconhecidos nacional e internacionalmente. Em 2004, conquistou o 1º concurso de qualidade de café Cocapec. Em 2005, foi a primeira da Alto Mogiana a receber um certificado internacional, o UTZ Certified – selo qualidade do maior programa de cultivo sustentável de café e cacau do mundo e conquistou os três primeiros lugares do concurso de qualidade de café de pedregulho e região. Em 2008, a empresa recebeu mais uma importante certificação internacional, o selo Rainforest, concedido a empresas que se destacam pelo desenvolvimento de um negócio sustentável. Em 2018, o Café Labareda recebeu o prêmio da Imaflora como uma das 10 fazendas de café mais sustentáveis do Brasil. Em 2019, a Labareda teve seu café classificado entre os 10 melhores do país no concurso Coffee of the Year. Recentemente, em 2020, o reconhecimento de 2º lugar no Concurso ILLYCafè.

Atualmente, o Café Labareda exporta para diversos países como Estados Unidos, Europa, Japão, Austrália, África do Sul e Dubai.

Related posts

Preços do milho seguem caindo

Fabrício Guimarães

Workshop define estratégia de posicionamento da marca Cafés Vulcânicos de Poços de Caldas (MG)

Fabrício Guimarães

TecnoAgro 2023 é realizado pela primeira vez em Uberlândia (MG)

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais