19.3 C
Franca
novembro 25, 2024
AgriculturaARTIGOS TEC.

Brasil registra mais 38 defensivos agrícolas genéricos

“Importantes pois diminuem a concentração do mercado de defensivos”, diz MAPA

Foram concedidos registros no Brasil para mais 38 agroquímicos chamados “genéricos”, ou pós-patente, baseados em ingredientes ativos já anteriormente liberados no Brasil. A aprovação consta no Ato n° 43 publicado nesta última sexta-feira (31.07) no Diário Oficial da União pelo Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária, vinculado ao Ministério da Agricultura, pecuária e Abastecimento (MAPA).

“Os novos registros são importantes pois diminuem a concentração do mercado de defensivos e aumentam a concorrência, o que resulta em um comércio mais justo e em menores custos de produção para a agricultura brasileira”, destaca o coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins, Bruno Breitenbach.

Entre os produtos registrados hoje, 13 são produtos biológicos sendo 11 deles compostos de agentes biológicos baseados em microrganismos como a Beauveria bassiana, o Bacillus amyloliquefaciens ou o Metarhizium anisopliae. Confira mais aqui: Mapa registra 13 novos defensivos biológicos.

De acordo com o MAPA, os produtos que utilizam agentes de controle biológicos ou bioquímicos na sua formulação são alternativas de controle para os agricultores no combate às pragas, ao mesmo tempo que contribuem para o aumento da sustentabilidade da agricultura nacional.

“A priorização de processos de registro de produtos de baixo impacto resultou na diminuição considerável do tempo de análise e registro desses produtos. Para obtenção de um registro de um produto biológico ou microbiológico leva-se em média oito meses, ao passo que a análise e registro de um produto químico convencional tende a levar, na média, mais de quatro anos”, ressalta Breitenbach.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento reforça que todos os produtos registrados foram também analisados e aprovados pelo Ibama e pela Anvisa, de acordo com critérios científicos e alinhados às melhores práticas internacionais.

Por: –Leonardo Gottems

Related posts

Colheita de café avança em bom ritmo

Fabrício Guimarães

Sebrae e Governo de Minas Gerais realizam seminário sobre liberdade econômica

Fabrício Guimarães

Crédito para custeio rural antecipado pode ajudar produtor na compra de insumos agrícolas

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais