25.5 C
Franca
novembro 25, 2024
Pecuária

3º BeefDay o evento apresentará tecnologias utilizadas no campo para monitorar o comportamento animal.

Participantes do evento serão convidados a utilizar brincos e balanças eletrônicos com objetivo de registrar e coletar dados sobre a experiência no evento e mensurar conhecimento adquirido.

São Paulo, agosto de 2022 – Tecnologias utilizadas no campo para monitorar o comportamento animal, brincos e balanças eletrônicas serão utilizados agora para registrar e coletar dados sobre a experiência no evento e mensurar quanto conhecimento adquiriu durante o dia. Essa é uma das atrações do 3º BeefDay – A ciência a favor do campo, evento de extensão rural com alternativas tecnológicas para a produção de carne bovina que ocorrerá em 17 de agosto, no Polo Regional Alta Mogiana, em Colina (SP).

Na dinâmica interativa, chamada “Quem monitora ganha mais”, o público poderá entender na prática como se dá o monitoramento dos rebanhos e as tantas possibilidades de informações possíveis de captura para decisões inteligentes e assertivas. Para isso, cada pessoa receberá um brinco de identificação da Allflex, marca da MSD Saúde Animal, que será fixado na credencial e terá um número vinculado ao seu cadastro. Em seguida, o participante vai passar pela balança eletrônica de pesagem da GA+Intergado, momento no qual o sensor fará a leitura do brinco e registrará o horário de ingresso no evento e o peso do visitante.

Ao visitar as estações do evento (áreas de palestras e conteúdos), ele também poderá registrar a sua presença no sensor de monitoramento, que será instalado em frente aos coolers de água. Toda vez que a pessoa beber água, o brinco será lido e serão coletadas novas informações (número de registros nas estações, horário e consumo). A qualquer momento do evento ou dos percursos, o participante poderá ir ao stand para ver e validar os seus dados. No final do dia, os participantes que tiverem dados coletados em todas as estações monitoradas pela dinâmica vão concorrer a R$ 10 mil em prêmios.

“Trata-se de uma brincadeira, obviamente, mas ela ajuda a ilustrar a dimensão da importância do uso da tecnologia no monitoramento animal. Nas fazendas, monitorar o comportamento animal e acompanhar o seu desempenho diariamente é fundamental para promover maior oportunidade de lucro e resultado e, assim, conquistar a sustentabilidade econômica e ambiental. Mas, para isso, são necessários equipamentos tecnológicos, como os utilizados na dinâmica, para medir, diária e individualmente, o consumo de matéria seca e o peso dos animais”, explica Paulo Dias, fundador da Gestão Agropecuária e CEO da GA + Intergado.

Welton Oliveira, gerente de produto da MSD Saúde Animal, complementa que a dinâmica mostra de forma prática a capacidade de reunir dados e o quanto a identificação é um direcionador de decisões, melhorando a gestão e o controle individual dos animais. “A Allflex tem soluções inteligentes para marcação e controle dos animais, impactando em rentabilidade e bem-estar dos rebanhos e dos manejadores. São dispositivos de fácil aplicação e com alta velocidade de leitura, tudo para que os produtores utilizem os dados a favor do crescimento do negócio e da sanidade da fazenda, promovendo uma produção inteligente, de alta produtividade e com segurança para todos os envolvidos, até o consumidor.”

No campo, as balanças eletrônicas são acopladas ao bebedouro e, enquanto o animal bebe água (momento natural e sem stress), o equipamento realiza a pesagem de forma voluntária, fornecendo os pesos individuais em tempo real. Um dos maiores benefícios desse sistema é a pesagem completa do animal (corpo inteiro) e parada, o que garante maior precisão nos dados coletados. Além disso, como a balança está junto ao bebedouro, realiza diversas pesagens ao longo do dia registrando os hábitos do animal.

A balança reconhece o animal por meio do brinco eletrônico, como da Allflex, e envia automaticamente os dados de peso e comportamento coletados para um sistema em nuvem. Essa nuvem funciona como um banco de dados, pois armazena as informações e as envia em tempo real para o Sistema Intergado. Esse software realiza análise estatística, gera alertas e disponibiliza as informações que darão suporte nas tomadas de decisão dos produtores. É uma solução tecnológica completa que integra um conjunto de equipamentos de alta precisão, com softwares avançados e ferramentas de análise.

A tecnologia para medir o desempenho dos animais é uma patente brasileira desenvolvida pela Intergado e está presente em oito países. A solução é composta por um sistema robusto de IoT que integra hardware (plataformas de pesagem, antenas e componentes), software (Intergado Beef) e inteligência analítica com o tratamento e interpretação dos dados. A GA + Intergado, grupo detentor da tecnologia, fornece, em tempo real, dados associados ao comportamento e ao ganho de peso diário de cada animal, necessários para identificar o ponto de abate de máximo lucro e animais que apresentam perda de desempenho como sintoma de doença.

A coleta se dá de forma voluntária e automática, sem a necessidade de contenção e manejo dos animais. Isso tudo pode ser acessado por computador, celular ou tablet. A identificação animal e a tecnologia de monitoramento são aliadas indispensáveis para a pecuária de alta performance, especialmente por ser mais sustentável econômica e ambientalmente para o produtor e para o mercado.

FIQUE POR DENTRO

O quê: 3º BeefDay – A ciência a favor do campo 

Quando: 17 de agosto 

Onde: Polo Regional Alta Mogiana, em Colina (SP) 

Informações e inscrições: www.beefday.com.br 

Related posts

Por que vermifugar o gado na seca?

Fabrício Guimarães

ILPF é a grande aliada para a produção sustentável.

Fabrício Guimarães

Katayama comercializa 822 animais, com faturamento de R$ 7,8 milhões

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais