25.5 C
Franca
novembro 25, 2024
Agricultura

Safra de café paranaense deve render 42% a mais em relação a 2022.

POR EQUIPE CAFÉPOINT

O estado do Paraná deverá colher 41,4 mil toneladas de café (cerca de 690 mil sacas) na atual safra, um volume 42% superior ao obtido no ciclo anterior (29,2 mil toneladas), que foi prejudicado por conta da geada de 2021. 

Até o fim de julho foram colhidos 63% do volume esperado. A análise sobre a situação da cafeicultura no Estado está no Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 28 de julho a 3 de agosto.

O documento, preparado pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), mostra que as lavouras de café em idade produtiva ocupam 25,8 mil hectares no Estado, com 91% em boas condições. Da produção por colher, 96% estão em maturação e 4% em frutificação.

O preço recebido pelos cafeicultores do Paraná em julho ficou em R$ 720,90 por saca de 60 quilos. O valor é 42,3% inferior aos R$ 1.250,03 praticados há um ano. Em razão disso, o boletim aponta que poucos negócios têm sido feitos até o momento, visto que o preço cobre apenas os custos variáveis.

No Paraná a busca é cada vez mais pela produção de cafés especiais, que têm maior valor agregado e atendem a um mercado mais exigente, o que confere melhor preço médio de venda. Para incentivar a prática, que exige muito conhecimento sobre produção e cuidados rígidos no pós-colheita, o Estado realiza anualmente o Prêmio Café Qualidade e as inscrições já estão abertas para a 21ª edição do concurso. Ela pode ser feita de forma gratuita até 2 de outubro em qualquer unidade municipal do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná).

As informações são da Secretaria de Agricultura – PR 

Related posts

Otimização da cafeicultura: Como melhorar processos de colheita e aumentar segurança na indústria?

Fabrício Guimarães

Arrozeiros doam diesel para produtores gaúchos atingidos pelas enchentes

Fabrício Guimarães

Receita prepara MP para novo ‘Refis do Funrural’

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais