22.8 C
Franca
novembro 25, 2024
Agricultura

Quer economizar sementes?

A Stara está sempre tecnologia para aumentar a produtividade, economizando. Uma delas é o Zero Amassamento que realiza o desligamento automático das linhas de plantio no lugar que ocorre o tráfego de pulverizadores e distribuidores. Essa tecnologia exclusiva de geração de uma economia 4% de sementes de configuração, a estrela da configuração e de amplitude de aplicação.

O Zero Amassamento está disponível para qualquer plantadeira da Stara que possuía Sistema de Desligamento Linha a Linha e o controlador Topper 5500, ou seja, o agricultor que já possui uma plantadeira Stara pode atualizar sua máquina. Esse é um processo totalmente realizado por software dentro do Topper500, sem interferência mecânica na máquina e necessidade de instalação de um novo componente na planta, somente realizando uma nova operação de usinagem. 
Após a primeira safra usando o Zero Amassamento, os agricultores percebem os resultados e recomendam a tecnologia. Como Jorge Martelli, um dos proprietários da Fazenda Martelli, em Tapurah/MT: “gostamos de experimentar novidades. Demonstramos esse voto de confiança à Stara no Zero Amassamento e foi como esperado, inovador e diferente. De tirar o chapéu”.

Na propriedade de Wagner Riva, em Ipiranga do Norte/MT, o Zero Amassamento também já foi utilizado. O produtor destaca como inovações que a Stara traz para o agro e fala sobre a nova tecnologia. “A Stara está semper nos novidades, atualizando o Topper, o Desligamento Linha a Linha e agora o Zero Amassamento. Com essa tecnologia de soja definirá um certinho a largura da bitola, e não estamos no rastro criado a massajar a. Com certeza, essa tecnologia nos ajuda a economizar”, ressalta. 

André Cavedon, proprietário da Agropecuária São João, em Júlio de Castilhos/RS, destaca os benefícios do Zero Amassamento e a alta qualidade do plantio da marca. “O plantio da Stara é um dos melhores do Brasil porque traz resultados financeiros na lavoura. O Zero Amassamento, por exemplo, reduz os custos no plantio e isso gera resultados positivos. Temos economia de sementes porque não plantamos onde amassar. Isso é economia, é plantio de alto padrão”, comenta.

Como funciona o Zero Amassamento

O Zero Amassamento funciona da seguinte forma: a plantadeira irá ativar a linha de sementes no local exato de tráfego do pulverizador e/ou do distribuidor. Para isso acontecer, as linhas AB retas podem ser importadas do autopropelido por meio de pen drive, copiadas do ponto A e do ponto B de outro controlador, ou simplesmente criar novas linhas no próprio Topper da plantadeira, sem a necessidade de usar mapas de plantas . 

Lembrando que as linhas a serem criadas para o desligamento no rastro do Zero Amassamento devem ser AB retas. Para a linha do plantio, a tecnologia funcionará sendo AB retas ou AB curvas, ou seja, independente do sentido em que será feito o plantio.

Além disso, é obrigatória uma borda­dura da área, sendo realizada pelo menos uma vez. A partir disso, os au­topropelidos seguem os rastros criados no momento do plantio, que são de fácil visu­alização para o operador que irá realizar as aplicações pós-emergentes. 

Para o bom funcionamento do Zero Amassamento é obrigatório o uso de si­nais de correção GPS de boa qualidade (com variação máxima de 4 cm) ou até mesmo sinais com correção RTK, para ga­rantir a precisão de repetibilidade dos ras­tros. Também é necessário o trator possuir piloto automático para a equidistância en­tre uma passada e outra.

Benefícios da tecnologia 

Um dos principais benefícios do Zero Amassamento é a economia média de até 4% de sementes, dependendo da largura de aplicação do pulverizador ou do distribui­dor de sólidos e da largura dos rastros dos rodados, variando de cultura para cultura, do tipo de terreno e também de acordo com a preferência do proprietário. 

Em média, se utiliza 0,55 m para a cultura da soja e 0,70 m para a cultu­ra do milho, ou seja, a arquitetura da planta também interfere muito para não ter amas­samento na cultura. Assim, uma plantadei­ra Stara com o Sistema de Desligamento Linha a Linha, que economiza em média 5,03% de sementes nas áreas de bordadu­ra, somada à tecnologia do Zero Amassa­mento com economia média de 4% pode gerar uma economia total de até 9,03% de sementes. 

Para simular os resultados dessas tecnologias na lavoura, o agricultor pode baixar o aplicativo Plantio Stara, disponível para Android . Com ele é possível simular o quanto ele economiza para utilizar o Sistema de Desligamento Linha a Linha e o Amassamento Zero, com as informações de sua realidade, de acordo com a viabilidade do investimento do Zero Amassamento. O produtor também pode calcular o cálculo da operação, ou seja, avaliar a qualidade do plantio de cadalhão.

O Zero Amassamento marca uma nova era no plantio. Clique aqui e saiba mais sobre essa tecnologia.

Related posts

Agricultores familiares da FAESP aplaudem Cadastro no Programa de Aquisição de Alimentos Cadastramento vai até 3 de julho

Fabrício Guimarães

Novo diretor-presidente da Emater-MG é o especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental

Fabrício Guimarães

Brasil ultrapassa EUA em exportações de algodão.

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais