25.5 C
Franca
novembro 25, 2024
Pecuária

Pecuaristas com o apoio da Emater adota bovinocultura sustentável para otimizar criação de gado

Localizada no município de Goiás, a Fazenda Redentor tem adotado o projeto de bovinocultura sustentável, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), e visto a produtividade dar um salto. Com mais de 530 hectares, sendo 380 hectares de pastagem, a propriedade, que contava com 341 cabeças de gado em 2019, quando o projeto foi implantado, tem hoje um plantel de 759 animais.

“O trabalho é baseado na bovinocultura na parte de pastagem, mineralização e uso de proteinato, preservação e recuperação de nascente, e também na parte econômica, que é a gestão da propriedade. Então é um trabalho bem complexo, que envolve administração, gestão, parte animal e parte ambiental e social”, explica o zootecnista da Emater, Fernando Coelho.

Vanderlei Junior Redentor, pecuarista e um dos proprietários da fazenda, conta que buscou o apoio da Agência Goiana em 2018, quando o pai faleceu. “Nós tivemos que assumir a fazenda e como a gente não tinha experiência, recorremos à Emater para ver se poderiam nos ajudar. O gado entrava até baixar muito cada pasto, para depois poder passar para os outros. Com a Emater, a gente conseguiu limpar alguns pastos com herbicida e dividi-los em piquetes. Hoje a produção está muito boa”.

Atualmente, a Fazenda Redentor recebe pelo menos uma visita mensal dos técnicos da Emater, mas o objetivo do projeto é que, após quatro anos de execução, o produtor consiga trabalhar sem acompanhamento.

Projeto Bovinocultura Sustentável

O projeto de bovinocultura sustentável nasceu em 2006, implantado pelo zootecnista Fernando Coelho, com objetivo de dar assistência aos produtores rurais goianos para o aumento da produção pecuarista.

Realizando assistência técnica e extensão rural, o trabalho recorre à tecnologia de pastejo rotacionado aliada à fertirrigação, otimizando assim o desempenho da produção de acordo com as particularidades de cada propriedade.

Related posts

EM 2020, CEPEA DEIXARÁ DE CALCULAR PREÇO BRUTO DO LEITE AO PRODUTOR

PRAZO PARA VACINAÇÃO DE REBANHOS CONTRA BRUCELOSE É PRORROGADO ATÉ O FIM DE AGOSTO.

Fabrício Guimarães

Preços do boi gordo se movimentam fora de SP com compras à vista

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais