25.5 C
Franca
novembro 25, 2024
AgriculturaAgroindustriaGestão RuralPolítica Rural

Ministério fiscalizará rastreabilidade de vegetais em 7 centrais de abastecimento

Será feita nova fiscalização com a coleta de amostras dos produtos que não tiverem a rastreabilidade, para a análise dos resíduos de agrotóxicos

Sete centrais de abastecimento de hortigranjeiros serão fiscalizadas pelo Ministério da Agricultura na próxima semana para verificação do cumprimento da rastreabilidade desses produtos pelos agricultores. Segundo a pasta, em nota, a ação será realizada entre os dias 2 e 5 de setembro em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás.

“Na prática, os fiscais do Ministério irão parar alguns caminhões na entrada das centrais para verificar os dados das notas fiscais e dos rótulos das caixas de mercadorias, que têm que estar em conformidade com a legislação”, informou a Agricultura.

Entre os produtos que serão fiscalizados que terão de estar identificados estão os cítricos, maçã, uva, batata, alface, repolho, tomate, pepino, cenoura, batata doce, beterraba, cebola, alho, couve, agrião, almeirão, brócolis, chicória, couve-flor, pimentão, abóbora e abobrinha, melão, morango, coco, goiaba, caqui, mamão, banana e manga.

Nos próximos meses, será feita nova fiscalização nas centrais com a coleta de amostras dos produtos que não tiverem a rastreabilidade, para a análise dos resíduos de agrotóxicos. Em caso de irregularidade os comerciantes serão responsabilizados.

Conforme a Agricultura, as dez centrais de abastecimento do País respondem pela comercialização de 74% das frutas, legumes e verduras. A Ceagesp é a maior com 22% do total, equivalente a 7,5 milhões de toneladas por ano.

Fonte: Globo Rural

Related posts

Secretaria de Agricultura de SP e Fundecitrus estabelecem parceria para o desenvolvimento sustentável da citricultura

Fabrício Guimarães

Café: Arábica e robusta voltam a olhar para a mesma direção e têm ajustes positivos.

Fabrício Guimarães

Governo repassa R$ 3 bilhões do Funcafé para 21 agentes financeiros

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais