19.3 C
Franca
novembro 25, 2024
Agricultura

IZ e APTA Regional oferecem capacitação online em sistemas integrados de produção agropecuária e recuperação de áreas com pastagens degradadas

O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA) e a APTA Regional, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizam capacitação online em recuperação de áreas de pastagens degradadas e sistemas integrados de produção agropecuária a 400 técnicos da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CATI-CDRS), pesquisadores científicos da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e integrantes de entidades participantes do Grupo Gestor do Plano ABC (Plano Estadual de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura). A capacitação ocorre até 10 de dezembro. Nesse mês de novembro a Secretaria de Agricultura e Abastecimento comemora seus 130 anos.

O treinamento é realizado por meio de convênio firmado entre a Secretaria de Agricultura e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), destinado à transferência de tecnologia em temas de relevância e de importância econômica para o agronegócio paulista e brasileiro.

“A importância desse treinamento é que conseguimos levar informações e atualizações para os extensionistas da Secretaria de Agricultura. Os temas abordados vão ao encontro da proposta do Plano ABC. A ideia é que ampliemos os conhecimentos e adoção de sistemas de produção sustentáveis e resilientes no Estado de São Paulo”, afirma Cristina Maria Pacheco Barbosa, pesquisadora do IZ.

Ao todo, serão 15 horas de aulas, aproximadamente, realizadas por pesquisadores da SAA e instituições parceiras, que têm expertise na área de recuperação de pastagens e sistemas integrados de produção agropecuária.

Sistemas integrados e recuperação de pastagens

Estima-se que o Brasil tenha cerca de 130 milhões de hectares com pastagens degradadas, que necessitem de alguma intervenção para reverter o estado que se encontram. Os Sistemas Integrados de Produção são ideais para esses trabalhos, já que preveem o cultivo de pasto integrado com produtos agrícolas e até mesmo florestas. O Brasil conta hoje com cerca de 17,4 milhões de hectares com sistemas integrados de produção agropecuária.

Com esses sistemas, é possível que os produtores consigam até três safras em uma mesma área, não sendo necessário abrir novas áreas de produção. De acordo com os pesquisadores, seu principal benefício é a recuperação de pastagem, essencial para fornecer os nutrientes necessários à alimentação animal e evitar processos de degradação, como a erosão.

Os Sistemas permitem, por exemplo, a inserção de soja e eucalipto em uma área que antes era usada exclusivamente para pastagem, trazendo melhorias das condições de solo e intensificação da atividade.

Por Fernanda Domiciano

Related posts

Novos municípios que produzem café são incluídos na Indicação Geográfica Região da Alta Mogiana

Fabrício Guimarães

Procafé: Cafeeiros, mesmo fechados, podem ser podados mais altos

Fabrício Guimarães

Confira esses destaques sobre ação do agro

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais