19.3 C
Franca
novembro 25, 2024
Agricultura

CAESP desenvolve aplicativo para emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

CAESP DESENVOLVE APLICATIVO PARA EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA (NF-E)

28 de fevereiro, 2023 – por FAESP

Iniciativa visa apoiar e fomentar o uso da NF-e pelos produtores rurais paulistas

O Centro da Agricultura do Estado de São Paulo (CAESP), em parceria com a certificadora SAFEWEB, está desenvolvendo um aplicativo que irá contribuir para que os produtores rurais paulistas emitam mais facilmente a Nota Fiscal eletrônica (NF-e).

A iniciativa visa apoiar e fomentar o uso da NF-e pelos produtores paulistas, além de atender aos produtores que tenham interessem em aderir voluntariamente ou que já necessitem emitir o documento eletrônico. O aplicativo será disponibilizado pela rede sindical afiliada ao Sistema da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (FAESP/SENAR-SP).

“Conforme aprovado pelo Ajuste Sinief nº 10/22, a partir de 1º de julho de 2023, a emissão da NF-e será obrigatória para todos os produtores rurais. No entanto, há discussões em andamento, das quais a FAESP está participando, visando prorrogar este prazo. Ainda assim, independentemente do prazo de vigência da obrigatoriedade, existem diversas situações que já exigem a emissão da NF-e pelo produtor paulista. Como para aqueles que: desejam utilizar créditos de ICMS; forneçam para a prefeitura e a merenda escolar; realizam vendas para outros Estados ou que exportem; e mais comumente nas vendas internas, quando o comprador negocia contratualmente a exigência da NF-e”, esclarece Marco Antônio Ayub Beyruth Junior, Superintendente do CAESP.

Projeto piloto

Um projeto piloto está em fase de testes em alguns Sindicatos. “Estamos trabalhando com a certificadora SAFEWEB nesse desenvolvimento. Uma vez implantado o sistema, a proposta é fazer a capacitação de um funcionário do Sindicato Rural para que ele fique responsável em ajudar os produtores na emissão da NF-e” , explica Marco Jr.
“Muitos produtores fazem emissão da nota em papel, deixando o talonário no Sindicato, que os auxilia no preenchimento, quando necessário. Contudo, alguns compradores de produtos do agro já exigem o documento eletrônico e, a partir de 1º de julho, a emissão passa a ser obrigatória para todos os produtores.

Pensamos em fazer algo que pudesse ajudar os produtores nesse sentido e foi assim que surgiu a ideia de desenvolver um aplicativo para emissão da NF-e. Quando terminarmos a fase de ajustes, o aplicativo ficará disponível tanto para smartphones quanto para uso em computadores e notebooks. No momento, estamos entrando em contato com outros sindicatos interessados em aderir”, completa o Superintendente do CAESP.

Obrigatoriedade

A emissão obrigatória da NF-e deve começar em 1º de julho de 2023. Todavia, existem inúmeros desafios e particularidades ao meio rural que precisam ser considerados para que efetivamente haja ampla adesão do produtor ao documento eletrônico.

A FAESP tem uma reunião agendada com a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (SEFAZ/SP) para debater a obrigatoriedade da NF-e, externar suas preocupações e apresentar algumas demandas. Entre elas, o pedido de prorrogação do prazo, de realização de ações conjuntas de capacitação e de revisão do ICMS sobre os serviços de comunicação e de conectividade.

O objetivo é que o produtor tenha mais tempo, adquira conhecimento e condições para cumprir com a exigência. “De todo modo, é importante que os produtores já comecem a se preparar, pois a tecnologia e o uso da NF-e vieram para ficar”, destaca Marco Jr.

Related posts

Café tem semana agitada, mas encerra apenas com ajustes nos preços e abaixo de 230 cents/lbp.

Fabrício Guimarães

Secretaria de Agricultura de SP debate segurança alimentar no Estado durante reunião da Caisan.

Fabrício Guimarães

Agricultura vai incentivar oferta de seguro aquícola em 2020

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais