A Fundação Procafé realizou nesta quinta (09) Dia de Campo na Fazenda Experimental de Franca-SP. O evento aconteceu as 13h e contou com a presença do Prefeito Municipal de Franca o Sr. Gilson de Souza; Prof. Jose Braz Matiello; Engenheiro Agronomo e Pesquisador, Marcelo Jordão da Silva Filho; Claúdio Sandoval, Diretor do Colégio Agrícola de Franca; Carlos Yoshiyuki Sato, Presidente da Cocapec; Anderson Mitsuhiro Minamihara, Secretario de Desenvolvimento de Franca; João Jacinto, Gerente Agronegócio; José Henrique Mendonça, Presidente do Sindicato Rural de Franca; Marcio Luis Palma Resende Café, Diretor; Presidente da AMSC – Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana.
Juntamente com Fundação do Café da Alta Mogiana, Co-organização do IAC, apoio técnico e institucional da COCAPEC, CREDICOCAPEC, Prefeitura Municipal de Franca-SP, Consórcio Pesquisa Café, IAC e ainda com empresas parceiras, o evento recebeu aproximadamente 1500 participantes para acompanhar o circuito técnico de pesquisa.
Visando a difusão e a transferência das tecnologias geradas pela Fazenda Experimental, o Dia de Campo é uma excelente oportunidade para adquirir novos conhecimentos, trocar experiências e ainda visitar os stands de várias empresas do setor agrícola.
Na edição de Franca foram apresentadas as seguintes estações de pesquisa com demonstrações práticas; controle do mato na formação de lavoura, adubação potássica do cafeeiro, novas variedades de café, manejo da poda e condução de brotos. Além da exposição do portfólio de diversas empresas do agronegócio, apresentando produtos agrícolas, maquinários e diversos serviços oferecidos ao homem do campo.
A Fundação ProCafé oferece diversos serviços, análise de solos e folhas, sementes e mudas de novas variedades de café, estação de aviso fitossanitários, pesquisa de desenvolvimento, clonagem de café, livros e publicações, pós graduação em especialização em cafeicultura.
Por Fabrício Guimarães/Carolina Vaz