Data antecede o maior evento de irrigação em cafeicultura da segunda bebida mais consumida no mundo.
O Dia Mundial do Café é celebrado no último domingo, 14 de abril. A data antecede à abertura oficial da Fenicafé – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, que acontece de 16 a 18 de abril em Araguari, no Triângulo Mineiro. A bebida é a segunda mais consumida, perdendo apenas para a água, e o Brasil tem o posto de maior produtor e exportador do grão, sendo responsável por cerca de 30% da produção mundial. Porém, para se manter nesta liderança, os produtores dedicam grandes esforços desde o preparo do solo até a colheita. Um dos principais fatores para a qualidade e produtividade do café é seguir uma nutrição adequada, e claro, também é importante produzir com responsabilidade ambiental. Por isso, todos os anos, o assunto cafeicultura é colocado em pauta durante a Fenicafé, que em 2024 chega à sua 27ª edição e representa uma grande oportunidade de estímulo ao empreendedorismo, constituindo-se em espaço propício para a realização de contatos, efetivação de parcerias e ampliação de negócios.
Feira – A feira também é uma excelente alternativa para a realização de negócios, sendo que em 2023, movimentou mais de 200 milhões de reais; o que gera uma grande expectativa para o ano de 2024. Além das palestras e cursos, a feira de exposição de máquinas, serviços, insumos e implementos chama atenção dos visitantes. É o contato direto entre fornecedor e produtor, sendo possível apresentar produtos e serviços diretamente ao consumidor final.
A Fenicafé é promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) em parceria com a C3 Consultoria, a Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio da Embrapa Café e Prefeitura Municipal de Araguari.
Fenicafé 2024 – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura
Dias: 16 a 18 abril de 2024
Local: Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco