25.5 C
Franca
novembro 25, 2024
Agricultura

Estudo compara cultivares de café para plantio no interior de São Paulo

Informações irão contribuir para maximizar a produção do grão

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Regional de Marília (SP) começou um estudo para analisar e comparar indicadores econômicos de três cultivares de café arábica enxertadas e não-enxertadas na microrregião, que apesar de não ter ‘fama’ na produção do grão, pode ter um impulso a partir de cultivares adaptadas às condições da região.

Para isso, os técnicos analisam o comportamento das cultivares do grão de 2018 a 2022. De acordo com a entidade, “as informações irão contribuir para a maximização da produção de café no Estado de São Paulo”.

Segundo a pesquisadora Patrícia Turco, o objetivo da pesquisa é demonstrar a importância do porta-enxerto na produtividade do café e no desenvolvimento de cada variedade, particularmente em microrregiões, como a de Marília.

“O uso de porta-enxerto é uma tecnologia fundamental para a produção de grãos e para o desenvolvimento da planta, protegendo-a de doenças, como os nematóides”, disse, em nota.

A pesquisa também vai apresentar os valores de rentabilidade da cafeicultura, além de detalhar características de manejo para distribuir entre os produtores do grão na região. “Com os resultados, o produtor poderá efetivamente aplicar esse conhecimento em sua própria propriedade, tornando sua atividade mais eficiente, produzindo mais e com melhor relação custo-benefício”, destaca Patrícia.

Os pesquisadores da Apta Regional de Marília, Adriana Martins, e de Presidente Prudente, Ricardo Firetti e Eder Pinatti, formam a equipe do projeto, que tem o financiamento da Embrapa Café – Consórcio Pesquisa Café, convênio estabelecido com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Related posts

Minas Gerais deve alcançar produção recorde de café na safra 2020

Fabrício Guimarães

Vencedores do CNA Jovem visitam a Procafé em Varginha

Fabrício Guimarães

Presidente Jair Bolsonaro assina decreto que amplia posse de armas em propriedades rurais

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais