27.5 C
Franca
setembro 19, 2024
Notícias

Custo de produção de frango caiu em agosto, enquanto de suíno subiu

A ração se destacou como o principal componente de custo

Os custos de produção de frangos de corte e de suínos nos principais estados produtores tiveram comportamentos diferentes no mês de agosto, conforme estudos da Embrapa Suínos e Aves divulgados em sua Central de Inteligência de Aves e Suínos (Cias).

No Paraná, o custo de produção do quilo do frango de corte atingiu R$ 4,53, representando uma queda de 1,73% em relação ao mês de julho. Apesar disso, o ICPFrango ainda registra um aumento acumulado no ano de 2,62%, enquanto nos últimos 12 meses houve um aumento de 6,20%, com o índice da Embrapa alcançando 350,33 pontos em agosto.

A ração se destacou como o principal componente de custo, com uma queda de 2,59% e uma participação de 66,60% no custo total de produção. Outros itens que contribuíram para a queda nos custos foram os do grupo energia elétrica/cama/calefação (-5,17%) e genética (-0,10%).

Em Santa Catarina, o custo de produção do quilo de suíno vivo alcançou R$ 5,90 em agosto, um aumento de 0,94% em comparação a julho, mas ainda com uma queda acumulada no ano (4,85%), enquanto registra alta nos últimos 12 meses (1,51%), com o ICPSuíno atingindo 337,71 pontos.

Os custos com juros sobre o capital investido e de giro e rações foram determinantes, com aumentos de 2,52% e 0,22%, respectivamente.

Os Estados de Santa Catarina e Paraná são referências nos cálculos dos Índices de Custo de Produção (ICPs) da Cias devido à sua posição como maiores produtores nacionais de suínos e frangos de corte, respectivamente.

Related posts

FAESP encaminha propostas do PAP 2019/20 para o MAPA

Fabrício Guimarães

PIB-AGRO/CEPEA: PIB DO AGRONEGÓCIO APRESENTA LEVE ALTA EM FEVEREIRO

Regiões produtoras de queijos artesanais são reconhecidas pelo governo de minas

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais