19.3 C
Franca
novembro 25, 2024
Agricultura

Cultivo de morango conquista novos horizontes

Cultivo da fruta está em expansão no Brasil e no mundo

Por: HF BRASIL

O cultivo de morangos está em expansão no Brasil e no mundo. A fruta avançou na produção em termos globais: de 2011 para 2021, o total de hectares cultivados no mundo subiu 20%, enquanto a produção avançou 44%, conforme dados mais recentes da FAO/ONU (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).

A maior parte da produção é destinada para o consumo in natura, mas também há uma parcela (normalmente a que não atinge o padrão exigido pelo mercado de mesa) que tem a indústria como destino (sobretudo polpas e iogurtes, dentro outros).

BRASIL ENTRE OS 10 MAIORES PRODUTORES GLOBAIS

China e Estados Unidos são os maiores produtores mundiais do morango. No entanto, o Brasil tem seu destaque: ocupava, em 2021, a 8ª colocação no ranking, tendo subido quatro posições em 10 anos, segundo a FAO/ONU. É importante ressaltar que na contramão de diversas frutas, o morango tem avançado na produção global nos últimos 10 anos, considerando top 10 maiores produtores, exceto nos Estados Unidos, apesar de ser o segundo maior país produtor, que tem recuado na produção.

MORANGO “VERDE E AMARELO”

No Brasil, a produção de morangos tem foco quase que exclusivo no mercado doméstico, com pouca participação da exportação. Houve períodos, porém, que o País importava bons volumes da fruta para complementar a produção nacional (tendo a balança comercial negativa). Mas, desde 2020, o Brasil não importa mais a fruta – justamente quando a área plantada com a cultura começou a aumentar, ampliando a oferta disponível.

Apesar de não haver dados atuais de consumo disponíveis, podemos supor que o consumo de morangos subiu no Brasil nesta década, já que houve aumento de área e de produtividade nestes últimos anos. Até 2018, o consumo nacional era muito similar ao de 2008: 150 gramas per capita anual nos domicílios (Pesquisa de Orçamentos Familiares – POF/IBGE). Isso significa que não está sendo levado em conta o uso de morangos nos setores de food service e industrial. O fator renda é importante para determinar o consumo de morango no Brasil. Enquanto as classes de famílias mais abastadas do País, acima de 15 salários mínimos mensal, o consumo nos domicílios era de 0,5 quilo por habitante/ano (2018), o consumo é praticamente nulo para famílias com renda mensal abaixo de três salários mínimos. Isso torna a fruta pouco conhecida pela população em geral, o morango ainda não é hábito de consumo do brasileiro.

Related posts

HORTIFRUTI/CEPEA: Produção de abacate é uma das que mais cresce no Brasil e no mundo!

Fabrício Guimarães

DATAGRO VÊ SALTO DE 3% NA ÁREA PLANTADA DE SOJA NA SAFRA 2020/21 DO BRASIL E PRODUÇÃO RECORDE DE 134,44 MI T

Fabrício Guimarães

Associação Brasileira da Indústria de Café abre leilão dos melhores cafés do Brasil.

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais