25.5 C
Franca
novembro 25, 2024
Notícias

Cooxupé recebe aval em protocolo de sustentabilidade

A Plataforma Global do Café (GCP, na sigla em inglês), associação internacional com mais de 140 membros de todos os elos da cadeia produtiva, reconheceu o Protocolo Gerações, da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), como equivalente ao seu código de sustentabilidade do grão.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (8/8) pela cooperativa que, atualmente, conta com 19 mil famílias cooperadas em mais de 340 municípios do Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Matas de Minas e média mogiana do Estado de São Paulo. Com isso, a cooperativa de café se torna a primeira do mundo do segmento a ter o protocolo reconhecido pela GCP.

De acordo com a entidade, seu “Código de Referência” foi desenvolvido como um parâmetro para que o setor cafeeiro possa se adequar a práticas ambientais em tempos de exigências como a lei antidesmatamento da União Europeia. Vários critérios foram avaliados para que a entidade ganhasse a qualificação.

De acordo com comunicado da Cooxupé, isso inclui requisitos de governança, definição de padrões, garantia, dados e reivindicações. Para garantir a integridade do processo, a GCP faz parceria com o International Trade Center (ITC), que avalia rigorosamente os programas.

Related posts

Café: preço médio do arábica é o maior desde fev/22

Fabrício Guimarães

Senado aprova regras para produção e venda de queijos artesanais

Fabrício Guimarães

Estoque, exportação e flexibilização no custeio devem elevar preço do arroz

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais