A Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec) e a Cooperativa Prata da Cuesta Sustentavel (Coopercuesta) participaram da feira de alimentos e bebidas Thaifex Anuga 2022, em Bangkok, na Tailândia, entre os dias 24 a 28 de maio. As cooperativas integraram o Pavilhão Brasil organizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A presença das coops na feira internacional está atribuída, além da qualidade de seus produtos, às parcerias firmadas com o Mapa e a Apex-Brasil para promoção comercial.
A competitividade internacional das coops brasileiras foi tema do 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo, sobretudo, nos debates em relação a mercados e inovação. A presença na feira é considerada estratégica para atuação do Sistema OCB em outros países.
“Desejamos ampliar as oportunidades de negócios para nossas cooperativas, avançando na estruturação de ações e serviços com foco na promoção comercial e no aumento da nossa participação no exterior. Essas parcerias com o Mapa e com a Apex são fundamentais para que nossa participação não só em eventos, mas no comércio de nossos produtos seja efetivamente firmado”, considera o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Na Tailândia, as coops participaram de reunião com a adida Agrícola do Brasil, Ana Carolina Lamy, para debater as oportunidades e desafios para o café brasileiro no país asiático. O embaixador do Brasil no país, José Borges dos Santos Júnior, visitou o Pavilhão Brasil e conversou com as duas cooperativas também sobre as oportunidades para o café brasileiro. Segundo ele, o consumo da bebida na Tailândia é crescente e o país produz apenas 20% da demanda. Os outro 80% são importados.
As cooperativas também participaram de evento na residência do embaixador que contou com a presença de compradores e importadores de café. A Coopercuesta e a Cocapec conversaram com empresários da Tailândia e de Singapura. Na oportunidade, falaram também com a presidente e com o vice-presidente da Thai Coffee Association sobre o mercado tailandês e puderam identificar uma demanda reprimida pelo café brasileiro.
Thai Coffee Association
Na quinta-feira (26), as cooperativas brasileiras visitaram, o estande da Thai Coffee Association e o embaixador José Borges falou sobre o café brasileiro. Também serviram um blend de café brasileiro e tailandês. Para a Thai Coffee, a importância de diferentes cafés na promoção do blend traz novas oportunidades de sabores e de mercados. O café da Copapec foi considerado equilibrado e o da Coopercuesta teve destaque por ser encorpado. A instituição é uma organização sem fins lucrativos criada em 1982 e que tem por objetivo promover o café tailandês no mercado global.
Perspectivas brasileiras
Para o presidente da Coopercuesta, Luiz Carlos Bassetto, conhecer a feira e o mercado tailandês foi essencial para identificar novas oportunidades para além do país asiático. “Nossa percepção é que há espaço para o café arábica no país, bem como para os cafés especiais que produzimos. O contato direto com torrefadores e distribuidores de café na Tailândia foi importante para entendermos o mercado e os desafios para fazer o café brasileiro chegar aqui. Quero parabenizar a embaixada brasileira, que vem atuando para superar as altas tarifas que o café brasileiro enfrenta e garantir maior presença do produto por aqui”.
Já o vice-presidente da Cocapec, Saulo de Carvalho Faleiros, atribui o sucesso da missão ao apoio institucional da OCB e dos Ministério da Agricultura e de Relações Exteriores. “Já participei de feiras em diferentes países da América do Norte e da Europa e é a primeira vez que a Cocapec se depara com tamanho apoio, segurança e facilidade para reuniões comerciais e institucionais para fazer com que os negócios do setor de café brasileiro fluam. Foi muito animador vislumbrar nosso potencial no mercado asiático”.
O gestor de Operações de Café da Cocapec, Adilson Machado, ficou admirado com o alto consumo do café na Tailândia. “É minha primeira vez no sudeste asiático e culturalmente sabemos que a bebida quente predominante é o chá. Aqui vimos que, nos últimos cinco anos, o consumo do café vem crescendo exponencialmente. Temos grandes possibilidades no que chamamos de segunda onda do consumo de café, que é quando os consumidores estão abertos a novas experiências sensoriais é a procura de maior qualidade. Estamos preparados”, destacou.
Iniciativas da OCB
Recentemente, o Sistema OCB lançou o guia “Portfólio de Acesso a Mercados” para que as unidades estaduais da organização e suas cooperativas possam conhecer as ações voltadas ao acesso e inteligência de negócios. Outra ferramenta de promoção internacional é o Catálogo Brasileiro de Cooperativas Exportadoras, que está disponível em dez línguas. A publicação contém informações sobre as cooperativas brasileiras atuantes no mercado internacional.
Thaifex Anuga 2022 – A feira é considerada uma porta de entrada estratégica para negócios que visam capitalizar e crescer nos países do Sudeste Asiático. Realizada anualmente, a Thaifex atrai milhares de expositores e visitantes de todo o mundo. Em 2019, quando foi realizada presencialmente pela última vez antes da pandemia, mais de 2,7 mil empresas de 40 países exibiram seus produtos, tecnologias e serviços para o setor alimentício. O café, como é o caso das cooperativas brasileiras, sempre teve representação na feira. Em 2020, de forma virtual, a feira contou com a participação de dez empresas brasileiras.