Por Cecafé:
Entidade crê que empoderar as mulheres é fundamental para fortalecer a inclusão com equidade no café, promovendo melhoria contínua na sustentabilidade setorial
O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) foi um dos apoiadores do 1º Encontro de Mulheres da Hanns R. Neumann Stiftung (HRNS), realizado na Universidade Federal de Lavras (Ufla), no dia 26 de setembro, em Lavras (MG). A iniciativa é parte do Programa Florescer, da HRNS do Brasil, que tem o objetivo de promover a inclusão feminina com equidade na cafeicultura.
Com a presença de 156 participantes, em sua maioria mulheres envolvidas na produção cafeeira de Minas Gerais, as atividades se focaram em dia de aprendizagem e troca de experiências sobre temas relacionados diretamente à sustentabilidade, como agricultura regenerativa, economia circular e o papel da mulher na sucessão familiar em propriedades rurais.
A valorização do protagonismo feminino no setor cafeeiro também foi explorada junto a especialistas, que abordaram liderança, empreendedorismo, inteligência, desenvolvimento de competências e habilidades para que as mulheres atinjam sua máxima performance em todas as atividades em que desejam se engajar.
Segundo Silvia Pizzol, gestora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Cecafé, a força criadora feminina possui atributos inerentes a colaboração, acolhimento, criatividade e respeito à natureza, os quais, quando aplicados à gestão dos negócios, traduzem-se em melhoria dos aspectos ambientais, sociais e de governança da cadeia de fornecimento dos cafés do Brasil.
“Empoderar as cafeicultoras e trabalhadoras rurais, com mais conhecimento em ferramentas para inclusão digital e boas práticas agrícolas, trabalhistas e ambientais na produção cafeeira, é fundamental para fortalecer a inclusão de mulheres com equidade no negócio café, promovendo a melhoria contínua da sustentabilidade setorial”, analisa.
Com essa contextualização, o Cecafé apresentou e convidou as cafeicultoras e trabalhadoras do setor a se cadastrarem na plataforma EAD de seu programa Produtor Informado. “Além do curso em sustentabilidade, disponibilizado em parceria com a Plataforma Global do Café, o programa permite o acesso gratuito a sete cursos de informática, com conteúdo e certificado Microsoft”, revela Silvia.
Durante o evento, também foi realizada uma ampla consulta aos participantes para identificar os principais desafios que as mulheres enfrentam para uma inclusão com equidade no setor café. “Essas informações servirão de base para a HRNS do Brasil estruturar as próximas fases de seu Programa Florescer”, conclui.
Além do Cecafé, foram apoiadores do 1º Encontro de Mulheres da HRNS do Brasil o Sistema Faemg/Senar-MG, o Sebrae, a Ufla, a EISA, a Sancoffee, a Minas Verde e a Starbucks.