25.5 C
Franca
novembro 25, 2024
Notícias

Associação de Cafés Especiais da Alta Mogiana (AMSC), elege Edgard Bressani como novo presidente da entidade.

A Associação de Cafés Especiais da Alta Mogiana realizou nesta Quarta- feira (16) a Assembleia Geral Ordinária e eleição da nova diretoria com o mandato de dois anos, com possibilidade de reeleição por igual período. A reunião aconteceu na Doca Complexo Cafeeiro situada em Franca-SP.   O empresário e cafeólogo Edgard Bressani, fundador da exportadora Latitudes Grand Cru Coffees, foi eleito como novo presidente da Associação de Cafés Especiais da Alta Mogiana (AMSC).

A Nova diretoria inicia mandato com a organização do 7º Fórum de Qualidade da Região da Alta Mogiana, que acontecerá em Franca no dia 31 de março.

O empresário e cafeólogo Edgard Bressani, com larga experiência no setor cafeeiro e fundador da exportadora Latitudes Grand Cru Coffees.

Edgard Bressani, foi conselheiro da AMSC por vários anos e pela primeira vez assume o cargo de presidente. “Assumimos a diretoria nesta quarta-feira, mas os trabalhos já iniciaram. O primeiro grande evento que teremos é o 7º Fórum de Qualidade da Região da Alta Mogiana, em Franca. Contaremos com a presença de grandes nomes da cafeicultura nacional e internacional em palestras e painéis”. O Fórum será na área de eventos do Hotel Dan Inn a partir das 9 horas.

O foco é dar continuidade ao trabalho da gestão anterior e dobrar o número de participantes no Fórum, chegando a 300 participantes. O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas pelo site www.amsc.com.br. Disse Edgard.

Outro evento importante para o segundo semestre deste ano é o Concurso de Qualidade de Café da Alta Mogiana, que chega à 20ª edição. “O Concurso comemora 20 anos e, em nossa programação, teremos várias ações ao longo dos meses. Há uma sinergia muito grande entre a gestão passada e a atual. Todo o caminho percorrido pela AMSC foi exemplar até hoje. O conselho da entidade e a diretoria nunca mediram esforços para fortalecer a região como fornecedora de qualidade”, destaca o presidente.

Outras ações

O novo presidente afirmou que pretende fortalecer ainda mais a promoção dos cafés especiais brasileiros da Alta Mogiana e de seus municípios nos mercados interno e externo. “Eu passo 180 dias por ano viajando, promovendo os cafés especiais da região e eles são consagrados. O mundo é grande apreciador dos cafés da Alta Mogiana. Aqui em nossa região é difícil errar. Os produtores da Mogiana realmente estão em uma região abençoada”.

Edgard Bressani quer trazer novos associados, dar continuidade à ampliação do fornecimento dos cafés especiais internamente e também no exterior, ampliar a utilização do selo de qualidade e do selo da região e avançar com a Denominação de Origem. “Vamos trabalhar para fortalecer a presença internacional da Alta Mogiana, promover a troca de experiências entre os produtores, realizar Tour nas fazendas da região, fomentando a troca de informações entre os produtores, ampliar o número de associados e inovar o site da Associação. São muitas ações importantes”, afirmou Bressani.

Ele considera que, além dos cafés naturais da Alta Mogiana, que já têm enorme prestígio nacional e internacional, o café cereja descascado e os com preparos especiais com fermentação vêm alcançando também um mercado fantástico no mundo, porque a AMSC aproveitou as oportunidades e colocou os principais compradores internacionais em contato com eles.

Nova diretoria

Diretor Presidente: Edgard Bressani

Diretor Vice-Presidente: André Luis da Cunha

Diretor Tesoureiro: Guilherme Dias de Sousa Alves

Diretor Secretário: Julio Aparecido da Silva Ferreira

1º Conselheiro Fiscal: Jean Vilhena Faleiros

2º Conselheiro Fiscal: José Domingos Cardoso Guasti

3º Conselheiro Fiscal: Gustavo Leonel

1º Suplente: Bruna Moreira de Souza

2º Suplente: Augusto Jose Taveira Rodrigues Alves

Sobre a AMSC

Fundada em 2005, a AMSC é uma entidade sem fins lucrativos que busca representar com legitimidade os produtores de cafés especiais da Região da Alta Mogiana que buscam melhores possibilidades de venderem seus cafés de alta qualidade fora do sistema de commodities.

Ao longo dos anos, tem orientado e conduzido os produtores associados a obter a excelência na produção e na qualidade. Anualmente realiza e participa de eventos, feiras e congressos no Brasil e no mundo, fortalecendo a exposição dos produtores e estreitando os laços entre compradores e consumidores finais.

O calendário anual também é sempre recheado de ações visando a qualificação profissional por meio de cursos, treinamentos, palestras e muito mais. Além disso, parcerias com empresas de equipamentos, sistemas, torrefação, embalagem, tornam a cadeia produtiva dos associados dinâmica e forte.

Experiente

Natural de Ribeirão Preto, Edgard Bressani é graduado em Direito e em Administração pela Universidade de São Paulo, com preparação para a carreira diplomática. Com 52 anos, Bressani é o fundador da exportadora Latitudes Grand Cru Coffees, que tem sede em Areado (MG) e filial em Ribeirão Preto e que trabalha as 32 regiões produtoras do país.

Q-Grader e Cafeólogo pelo Coffee Consulate de Mannheim, na Alemanha, Edgard é autor do livro “Guia do Barista – da Origem do Café ao Espresso Perfeito”, primeira publicação do gênero no Brasil e já em quinta edição.

O executivo foi convidado para trabalhar no setor cafeeiro em 2001, tendo sido o Coordenador do Programa Cafés do Brasil, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil (APEX-Brasil), até 2004. Nesse período, foi também diretor-executivo da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), tendo sido conselheiro da mesma por 4 anos e vice-presidente.

Bressani foi o primeiro brasileiro a ser certificado internacionalmente para fazer parte do corpo de juízes do WBC – World Barista Championship. Foi conselheiro do World Coffee Events, indicado pela Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA). Foi membro do Conselho de Relações Internacionais da SCAA, coordenador do Chapter Brasileiro da Associação Europeia de Cafés Especiais (SCAE), e foi ainda membro do Comitê de Treinamento, do Comitê de Normas e do Comitê de Suporte Nacional do WBC.

Por dois mandatos presidiu a Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB) e esteve envolvido com o movimento do barismo desde o início, no Brasil, em 2002, organizando os campeonatos, julgando e criando programa de certificação para a profissão.

Em 2010, durante seis anos, atuou nas fazendas de café da família do ex-governador de São Paulo Orestes Quércia, em Pedregulho, experiência que considera um divisor de águas em sua história profissional. “Eles me deram a oportunidade de criar o projeto dos meus sonhos. Sou muito grato à dona Alaíde e toda família, pelo aprendizado que tive, pela oportunidade de transformar a fazenda em um cartão postal na região, promovendo inovações, como os terreiros suspensos que criei. Se a gente faz sempre do mesmo jeito, fica miope, temos que expandir o olhar sempre”.

Related posts

Dez cidades concentram 20% das queimadas no Brasil. Saiba quais são

Fabrício Guimarães

Conab aponta aumento de 31,2% nos estoques de café do Brasil

Fabrício Guimarães

Café amazônico avança em solos degradados

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais